A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) terá, “muito em breve”, uma Escola de Pastores, um projecto pioneiro que também já existe na congénere de Castelo Branco e de Viseu.
A novidade foi dada à “Rádio Regional do Centro” por Jorge Brito, secretário executivo Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, entidade parceira desta nova Escola de Pastores, e que garantiu estar “para muito breve” a sua abertura.
Contactada pelo “Campeão”, a Escola Agrária de Coimbra disse ainda não ter “informações concretas” sobre todo o processo, não adiantando mais pormenores.
Este projecto da Escola de Pastores tem, depois, um seguimento com a iniciativa “Vale Pastor +”, que foi apresentada, esta semana, pela CIM.
Segundo Jorge Brito, trata-se de “um incentivo económico (de 2 500 euros) para materialização e realização do próprio negócio aos que tiverem formação neste âmbito e, em particular, neste projecto da Escola de Pastores”.
A ideia é, então, “estimular e apoiar os pastores para a produção de leite, segundo critérios de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP)”, abrangendo os da Serra da Estrela, da Beira Baixa e do Rabaçal.
Esta é uma acção que está incluída no “Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro”, liderado pela InovCluster e que conta com um investimento total de 2,2 milhões de euros e com a participação de 14 parceiros, entre os quais se encontra a CIM RC.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM