COIMBRA,9 de Novembro de 2025

Adesão à greve dos trabalhadores dos transportes municipais perto dos 100%

10 de Outubro 2025 Rádio Regional do Centro: Adesão à greve dos trabalhadores dos transportes municipais perto dos 100%

A adesão à greve dos trabalhadores dos transportes municipais de seis concelhos era esta manhã de 100% no Barreiro e em Bragança e de 96% em Coimbra, disse à agência Lusa fonte sindical.

Os trabalhadores dos transportes municipais dos concelhos do Barreiro, Bragança, Coimbra, Nazaré, Portalegre e Sintra cumprem um dia de greve pela valorização das carreiras.

“Ainda não temos os dados de todos os concelhos, mas diria que o balanço é muito positivo, perto dos 100%. Em Bragança e no Barreiro a adesão é de 100% e em Coimbra 96%, demonstrando a luta justa dos trabalhadores pelos seus direitos e pela valorização das suas carreiras”, disse a presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL).

Em Coimbra, além do piquete de greve que se concentrou às 5h00, realizou-se, a partir das 10h00, uma marcha da Guarda Inglesa (onde fica a sede dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos) até à Câmara Municipal.

De acordo com Cristina Torres, os trabalhadores exigem a manutenção dos serviços públicos municipais ou municipalizados de transporte coletivo, a reposição das carreiras profissionais, nomeadamente a de agente único nos transportes municipalizados.

Exigem igualmente um aumento dos salários não inferior a 15%, num mínimo de 150 euros; o aumento do subsídio de refeição para 10,50 euros diários, a atribuição do suplemento de penosidade e insalubridade, o respeito pelo gozo integral dos dias de férias e a melhoria das condições de trabalho.

Os trabalhadores que exercem as funções de agentes únicos e das oficinas que exercem a profissão de mecânico viram as carreiras específicas integradas, em 2008, na carreira geral de assistente operacional.

“Esperemos que os autarcas daqueles concelhos façam pressão sobre o Governo para repor os direitos dos trabalhadores e melhorar as suas vidas”, sublinhou.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM