A Accenture Portugal oficializou esta quinta-feira a mudança do seu Centro de Tecnologia Avançada em Coimbra (ATC) para o Instituto Pedro Nunes (IPN).
A inauguração das novas instalações marca o crescimento acelerado da consultora na região: em menos de dois anos, a equipa passou de 30 para mais de 200 colaboradores altamente qualificados.
O Centro, que iniciou operações em Coimbra em Março de 2023, serve clientes nacionais e internacionais, com uma forte aposta na exportação de serviços tecnológicos, uma componente que já representa mais de metade do volume de negócios dos ATC´s da Accenture em Portugal.
A escolha do IPN para a nova sede surge aliada ao propósito da Accenture de aliar a tecnologia à criatividade humana e representa um passo estratégico para a empresa que pretende aproximar-se da comunidade académica e de startups ligadas à Universidade de Coimbra, num ecossistema reconhecido internacionalmente pela inovação.
O novo escritório opera num modelo híbrido e dedica-se a áreas de elevada procura global, como Cloud, Data & Analytics, Inteligência Artificial, Cibersegurança, Web3 e Metaverso. Segundo a empresa, 80% dos profissionais contratados são originários da região Centro, provenientes de mais de 30 cursos distintos e diversas áreas de formação, validando a estratégia de descentralização do recrutamento para fora dos grandes pólos de Lisboa e Porto.
“A expansão da nossa presença em Coimbra é um reflexo do nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento económico de Portugal e com a aposta no talento nacional. A partir de Coimbra, as equipas desenvolvem e entregam soluções inovadoras que criam valor para clientes líderes de mercado a nível global”, afirma Manuela Vaz, presidente da Accenture Portugal.
“Este Centro não só cria oportunidades de carreira qualificadas na região, como também é um pilar fundamental para a nossa capacidade de exportar serviços tecnológicos de ponta, que representa mais de 50% do trabalho desenvolvido nos centros. Ao instalarmo-nos no Instituto Pedro Nunes, apostamos num ecossistema de inovação em crescimento, que nos permitirá continuar a acelerar o desenvolvimento de competências digitais e a entregar ainda mais valor. . acrescentou.
Presente na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, classificou a fixação da empresa no IPN como uma validação da “qualidade do talento que as Universidades e Politécnicos formam”. Para a autarca, a criação de empregos qualificados por uma multinacional desta dimensão reforça o posicionamento de Coimbra como um pólo tecnológico capaz de atrair empresas e reter quadros na região.
Estabelecida há mais de 30 anos em Portugal, a Accenture conta com mais de 6 000 colaboradores em escritórios e centros de inovação localizados em Lisboa, Braga, Matosinhos, Oeiras e, agora com presença reforçada, em Coimbra.
A Accenture é uma empresa líder global na prestação de serviços profissionais que ajuda as principais organizações mundiais, do sector público e privado, a desenvolver o seu core digital, optimizar as operações, acelerar o crescimento das receitas e a melhorar os serviços prestados aos cidadãos, criando valor tangível, em velocidade e escala. A organização, guiada pelo talento e inovação, conta com 784 mil profissionais que servem clientes em mais de 120 países.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM