COIMBRA,28 de Novembro de 2023

ABMG executa obras de mais de 250 mil euros no Município de Soure

10 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: ABMG executa obras de mais de 250 mil euros no Município de Soure

A Águas do Baixo Mondego e Gândaras (ABMG) tem em curso duas empreitadas de grande relevo no Município de Soure, que irão permitir uma melhoria no serviço nas águas residuais.

Com um investimento de 180 mil euros, a empreitada “Beneficiação da ETAR de Sobral”, irá permitir garantir um tratamento adequado dos efluentes, através da instalação de uma ETAR compacta com sistema de lamas activadas com arejamento prolongado.

Esta ETAR irá permitir tratar o efluente do sistema de drenagem de águas residuais da localidade de Sobral, que representa uma população equivalente a 600 habitantes.

A intervenção surgiu após a Entidade Gestora verificar que uma das linhas de operação da ETAR teria colapsado, o que deu origem a uma diminuição na eficiência do tratamento.

Neste âmbito, de forma a recuperar e a melhorar a qualidade das massas de água e proteger o ambiente, a ABMG encontra-se a executar trabalhos de beneficiação na ETAR, no âmbito de um procedimento iniciado no final do ano passado.

Já na Rua Heróis 25 de Abril, também em Soure, a ABMG deu início aos trabalhos de substituição do colector de saneamento.

A empreitada, com um investimento de 113 mil euros, prevê a instalação de 237.10 metros de colector, sete câmaras de visita simples e a execução de 10 ramais domiciliários.

A intervenção tem um prazo previsto de execução de 30 dias.

Respeitante a esta empreitada e, apesar de estarem a ser realizados todos os esforços para minimizar o impacto desta intervenção, poderão registar-se alguns constrangimentos no local, ao nível da circulação viária, e para os quais, tanto a ABMG, como a Câmara Municipal de Soure, solicitam a melhor compreensão por parte da população, considerando que “estão a intervir para garantir uma melhoria significativa das condições de usufruto e gestão do saneamento das águas residuais daquela zona”.

A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara é uma empresa intermunicipal que resulta da agregação dos Municípios de Mira, de Montemor-o-Velho e de Soure, com o objectivo de assegurar o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais para um universo de cerca de 30 mil clientes e 53 mil habitantes.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM