A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), a SOS Estudante e a Associação Académica de Coimbra (AAC) assinaram um protocolo de cooperação que visa reforçar o apoio emocional disponibilizado a doentes com cancro no cérebro, seus familiares e cuidadores.
No âmbito deste protocolo, integrado no Gabinete de Apoio Psicológico e Emocional da APCCEREBRO, passa a estar disponível uma linha complementar de apoio emocional de emergência, assegurada pela SOS Estudante, aberta a todas as pessoas com diagnóstico de tumor no cérebro que necessitem de ajuda, escuta e de uma voz amiga em momentos de maior fragilidade emocional.
Esta linha tem como principal objectivo o combate à solidão inerente a um diagnóstico deste tipo, oferecer escuta activa e dar voz a momentos de sofrimento emocional, especialmente em períodos de maior vulnerabilidade, solidão ou desespero.
A Linha SOS Estudante é uma linha de apoio emocional e prevenção do suicídio, gratuita, anónima e confidencial, disponível todos os dias entre as 20h00 e a 1h00 (excepto durante períodos de pausa lectiva). O apoio é prestado por voluntários devidamente formados, baseando-se na escuta activa e no acolhimento emocional, não substituindo o acompanhamento psicológico ou clínico profissional, mas funcionando como um espaço seguro de apoio imediato.
Para a APCCEREBRO, este protocolo representa um passo fundamental na humanização do apoio aos doentes. Segundo Renato Daniel, presidente da Direcção da APCCEREBRO, “o diagnóstico de um tumor cerebral traz frequentemente consigo sentimentos profundos de solidão, medo e desespero”. Esta parceria permite garantir que ninguém enfrenta esses momentos sozinho, oferecendo uma voz amiga e disponível quando o sofrimento aperta, estando presente quando mais é preciso” – acrescenta.
Também Rita Neves, presidente da SOS Estudante, sublinha a importância desta união: “Este protocolo une escuta e cuidado para construir uma rede onde ninguém fica sozinho.”
A SOS Estudante, secção cultural da Associação Académica de Coimbra, é um projecto com larga experiência na escuta activa e intervenção em crise, estando preparado para apoiar todas as pessoas que necessitem de suporte emocional, independentemente da idade ou contexto.
Com esta cooperação, a APCCEREBRO, a SOS Estudante e a Associação Académica de Coimbra reforçam o seu compromisso conjunto com a promoção da saúde mental, a prevenção do isolamento emocional e a humanização dos cuidados prestados às pessoas afetadas por patologia neuro-oncológica.
Os contactos da Linha SOS Estudante são: 915 246 060, 969 554 545 e 239 484 020.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM