COIMBRA,25 de Outubro de 2021

20.º edição do Encontro Nacional de Tocadores de Concertina proporcionou música e alegria

28 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: 20.º edição do Encontro Nacional de Tocadores de Concertina proporcionou música e alegria

Durante o evento, a organização informou que em 2022 a Barrenta irá receber a 21.ª edição, a 24 de Setembro.

A situação sanitária originada pela pandemia por Covid-19 levou a que o Centro cultural da Barrenta assinalasse o Encontro Nacional de Tocadores de Concertina de forma simbólica. O objectivo primordial foi assinalar 20 anos de música em 20 dias.

Através das redes sociais, foi possível conhecer os bastidores e as histórias que marcaram e marcam o dia a dia da Barrenta ao longo de duas décadas. Os grupos que anualmente rumam a este pequeno lugar, também foram convidados a participar nas festividades de forma virtual.

Os cerca de 400 minutos de produção, feita totalmente de forma voluntária, têm já cerca de 200 mil visualizações.

No dia 25 de setembro, o Grupo de Concertinas da Barrenta rumou a todas as freguesias do Município de Porto de Mós, numa extensão de mais de 100 km – Juncal, Pedreiras, Calvaria, Porto de Mós, Serro Ventoso, Mendiga, Arrimal, São Bento, Alvados, Alcaria, Mira de Aire e Alqueidão da Serra.

“A iniciativa correu muito bem em todos os aspectos, e temos de estar felizes, porque após um período tão difícil para as pessoas em geral, poder levar um bocadinho de alegria a todos quantos se cruzaram com o nosso camião é para nós um motivo de felicidade”, refere Ricardo Pereira, responsável pelo grupo.

Em 2022 a iniciativa tem já data marcada para o dia a 24 de Setembro, “e queremos levar esta mensagem por diante, porque é muito bom o contacto virtual, permitiu-nos estar unidos perante as circunstâncias, mas a presença física faz-nos muita falta, e estamos já ansiosos para poder voltar a receber as pessoas na nossa pequena aldeia”.

Habitualmente, esta iniciativa realiza-se no último sábado de Setembro, desde 2002, e traz à pequena aldeia da Barrenta, Porto de Mós, centenas de tocadores de concertina de todo o país. O lugar conhecido por ter mais tocadores de concertina do que habitantes, conta com o apoio Município de Porto de Mós, União de Freguesias de Alvados e Alcaria, bem como de outras entidades locais.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM