A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) realiza, amanhã (dia 10), o seu 16º Fórum Internacional de Empreendedorismo, evento através do qual «pretende dar a conhecer diferentes experiências empreendedoras que desafiem os estudantes para a criação de projectos, criação de empresas e/ou criação do seu próprio emprego».
“A bridge to hope” (“Uma ponte para a esperança”) é o título da conferência inaugural deste encontro, a proferir, pelas 9h20, pelo cofundador da Smiling Gecko Cambodia, um projecto social educativo para retirar crianças desfavorecidas da pobreza no Camboja. Logo após a sessão de abertura deste fórum (9h00), com as presenças de António Amaral (Presidente da ESEnfC), Ananda Fernandes (directora do curso de licenciatura em Enfermagem), João Apóstolo (coordenador científico da UICISA: E) e Pedro Parreira (coordenador do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC).
A decorrer no auditório da ESEnfC no Polo A (Avenida Bissaya Barreto, junto ao Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil), o encontro prossegue com a apresentação da plataforma online Patient Innovation, à qual doentes e cuidadores de todo o mundo estão ligados com o objectivo de «partilhar soluções que os próprios desenvolveram, ou que criaram com a ajuda de um colaborador para ultrapassar um desafio imposto por um problema de saúde». A apresentação (10h00) está a cargo da directora executiva do projecto, Maria João Jacinto.
Segue-se, ainda no período da manhã (10h40), o painel Inovar em Saúde, com comunicações sobre a “EUGIN Fertilidade” (por Teresa Almeida Santos) e sobre o “Impacto da impressão de órgãos a 3D” (por Henrique Cabral).
Ainda antes do almoço (11h50), haverá tempo para a apresentação do concurso de ideias de negócio Poliempreende, desenvolvido a nível nacional no seio das comunidades académicas do ensino superior politécnico. A apresentação do Poliempreende será feita pelo professor Hugo Neves, coordenador da edição de 2024 do concurso na ESEnfC.
Antes, Rosa Rodrigues e Sandra Ferreira falarão do projecto Urin-all, com o qual conquistaram, em 2023, o 1o prémio da fase regional do concurso Poliempreende na ESEnfC.
Mais informações sobre o programa do 16o Fórum Internacional de Empreendedorismo, cuja sessão de encerramento está marcada para as 17h00, estão disponíveis no sítio do evento na Internet, em http://www.esenfc.pt/event/16forum.
O 16º Fórum Internacional de Empreendedorismo é organizado pelo Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC, com o apoio do Serviço de Apoio aos Novos Graduados da instituição, que, entre as 9h00 e as 16h30 de amanhã, promove um Open Day sobre empregabilidade nacional e internacional para os estudantes, que contará com a presença de empresas e instituições de recrutamento de profissionais de saúde.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM