COIMBRA,7 de Outubro de 2026

Mosaicos das Estações do Rabaçal e de Conímbriga na Universidade de Princeton, Nova Jérsia

7 de Outubro 2026 Rádio Regional do Centro: Mosaicos das Estações do Rabaçal e de Conímbriga na Universidade de Princeton, Nova Jérsia

A Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação do Mosaico Antigo – APECMA participou, a 9 e 10 de Outubro, na Universidade de Princeton, Nova Jersey, no Colóquio Internacional sobre Mosaico Antigo, organizado pela Princeton University Art Museum, Estado de Nova Jersey, e o North American branch of AIEMA, International Association for the Study of Ancient Mosaics”.

Para além das intervenções de participantes ligados à organização, estão previstas comunicações de representantes de dezanove Instituições Universitárias, Museus e e investigadores independentes dos EUA, e ainda da Bulgária, França, Canadá, Turquia, Inglaterra e Portugal.

A nossa comunicação acerca dos mosaicos das Estações do Ano da Villa romana do Rabaçal (Penela) e de Conímbriga (Condeixa-a-Nova), em apoio ao Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da Unesco, visa refletir sobre o valor artístico dos dois conjuntos de mosaico em presença. O primeiro remete-nos para modelos orientais proto-bizantinos e o segundo para influências da parte europeia e Norte Africana do Império romano.

Tanto num como noutro conjunto, próximos da periférica costa atlântica portuguesa, chegou até nós, hoje e ontem, na sua máxima extensão ocidental, a mensagem sucessivamente reinterpretada de apoio ao Domínio Romano e de fidelidade ao Imperador. Estas representações alegóricas do tempo cíclico, enaltecedoras da invencível força renovadora da natureza, são símbolos de crença num Império infindável, onde toda a feiura e o sofrimento, como a da escravatura, parece estar ausente.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM