COIMBRA,20 de Janeiro de 2026

CCDR Centro inaugura exposição “Raízes de Mulher: Sementes de Futuro”

13 de Janeiro 2026 Rádio Regional do Centro: CCDR Centro inaugura exposição “Raízes de Mulher: Sementes de Futuro”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) inaugura, quarta-feira, dia 14, pelas 12h00, na Casa da Escrita, em Coimbra, a exposição “Raízes de Mulher – Sementes de Futuro”.

Integrada nas comemorações do Ano Internacional da Mulher na Agricultura, a sessão de inauguração contará com a presença do ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.

A exposição, realizada em parceria com a Câmara de Coimbra, tem como objectivo valorizar o papel histórico e contemporâneo das mulheres na agricultura, na produção alimentar, na investigação e na inovação, promovendo igualmente a reflexão sobre a igualdade de género, a sustentabilidade e a dignidade no mundo rural. O projecto dá, ainda, visibilidade a percursos femininos que contribuem activamente para a modernização, a resiliência e o futuro do sector agrícola.

Segundo Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, “esta exposição é um reconhecimento justo e necessário do contributo fundamental das mulheres para o desenvolvimento rural, a agricultura, a coesão dos territórios e a sustentabilidade do futuro. Ao dar visibilidade a histórias tantas vezes silenciadas, afirmamos que não há desenvolvimento rural sem igualdade”.

O percurso expositivo integra materiais iconográficos de elevado valor histórico e cultural proveniente do Arquivo Municipal de Lisboa, com destaque para o espólio de Artur Pastor, da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como testemunhos em vídeo de oito mulheres de diferentes concelhos da região Centro, representativos da diversidade de actividades e contributos femininos para o desenvolvimento rural.

A exposição ficará patente na Casa da Escrita, em Coimbra, até 20 de Fevereiro, iniciando depois a sua itinerância, ao longo do ano, por vários municípios da região Centro, nomeadamente Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM