O Grupo Folclórico de Coimbra irá celebrar o seu 40.º aniversário, com um espetáculo comemorativo no Convento São Francisco, no próximo dia 9 de Janeiro, às 21h30, em Coimbra. Esta iniciativa pretende homenagear quatro décadas de actividade cultural e de compromisso com a defesa e a divulgação das tradições populares da zona de Coimbra.
O espectáculo propõe uma viagem sensorial e histórica que evoca os ambientes urbanos e rurais dos finais do século XIX e início do século XX, revelando as formas como as populações exprimiam sentimentos e vivências através da música, da dança, do trajar e das práticas associadas à vida quotidiana. O evento integra ainda uma breve mostra de doçaria tradicional, preservada pelo GFC a partir de receitas recolhidas ao longo da sua história associativa.
Fundado em 1986, o Grupo Folclórico de Coimbra tem como missão preservar os valores da cultura popular que marcam a identidade da região, recolhendo e divulgando tradições da cidade e dos seus arredores, com especial foco no período histórico entre o final do século XVIII e o início do século XX. Ao longo da sua trajectória, o grupo tem promovido iniciativas culturais de referência local, como serões de folclore, serenatas populares e as tradicionais Fogueiras de São João e São Pedro, na Alta de Coimbra.
O espetáculo contará com a participação de grupos e músicos convidados que representam diferentes expressões da cultura popular.
Sobre o Grupo Folclórico de Coimbra
O Grupo Folclórico de Coimbra, fundado em Janeiro de 1986, é uma associação cultural, sem fins lucrativos, que tem como objectivo, contribuir para a preservação dos valores da cultura popular que marcam a nossa identidade. Assim, procura recolher e divulgar as tradições da cidade de Coimbra e dos seus arrabaldes, num espaço temporal contido entre os finais do século XVIII e o começo do século XX, mas com especial incidência na segunda metade do século XIX, designadamente nas áreas do canto, da dança, do trajo e da doçaria.
O Grupo tem vindo a intervir na vida cultural da cidade de Coimbra, através da recuperação de Feiras de Doçaria, Cantares do Ciclo Natalício, assim como na realização de Serões de Folclore, Serenatas Populares e as tradicionais Fogueiras de São João e São Pedro, na Alta de Coimbra.
É Membro efectivo da Federação do Folclore Português classificado de Muito Bom, é Membro Associado Coletivo do CIOFF, considerado Grupo de interesse Folclórico pela Comissão de Análise do Folclore do Município de Coimbra e possuidor da Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Coimbra.
Tem participado em iniciativas culturais nacionais e internacionais, preservando e promovendo a identidade cultural da região.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM