Os Jovens Autarcas de Vila Nova de Poiares tomaram posse durante a última reunião do Executivo Camarário, assinalando oficialmente o início do mandato 2026 deste projecto municipal dedicado à promoção da participação cívica e democrática da juventude no Concelho.
A cerimónia de tomada de posse resulta do processo eleitoral realizado no passado dia 9 de Dezembro, no qual foram eleitos os jovens que passam agora a integrar este órgão.
O novo elenco dos Jovens Autarcas é presidido por Duarte Fernandes, reconduzido no cargo, integrando como vereadores Delfim Prado e Soraia Henriques, e como Conselheiros Eva Cardoso, Francisca Trafaria, Jéssica Couceiro, Joana Prado, Joana Santos, Leonor Agostinho, Leonor Carvalho, Manuel Polónio, Mariana Cardoso e Mariana Silva.
Na ocasião, o Presidente dos Jovens Autarcas, Duarte Fernandes, destacou a relevância do aumento do número de jovens envolvidos neste mandato, afirmando ser muito significativo ver mais jovens a participar neste projecto, o que demonstra um crescente interesse pela causa pública.
O reconduzido Presidente dos Jovens Autarcas afirmou ainda que assume este último mandato com um forte sentido de responsabilidade e com a vontade de trabalhar, em conjunto com os seus pares, em prol da juventude de Vila Nova de Poiares.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Nuno Neves, reiterou as palavras de Duarte Fernandes, sublinhando “a importância da participação juvenil”, afirmando que “o envolvimento dos jovens na vida pública é essencial para a construção de uma sociedade mais consciente, participativa e preparada para os desafios do futuro”.
Nuno Neves destacou ainda “a relevância da implementação deste projecto para a comunidade local, em particular para os jovens poiarenses, dado que o Programa Jovens Autarcas representa uma oportunidade concreta de aprendizagem, de proximidade às instituições e de valorização das ideias e preocupações das novas gerações”, referiu.
Para o autarca, “envolver os jovens na definição de políticas públicas, sobretudo naquelas que lhes dizem directamente respeito, é um passo fundamental para garantir decisões mais justas, inclusivas e alinhadas com as reais necessidades da população jovem do concelho”.
A terminar, Nuno Neves sublinhou que “a iniciativa reflete, igualmente, a importância de uma participação cívica activa por parte de todos os cidadãos, enquanto elemento essencial para uma vivência democrática saudável, consciente e responsável, contribuindo para uma comunidade mais próxima, coesa e participativa”, concluiu.
No decorrer do mandato, os Jovens Autarcas dispõem de um orçamento de 10 mil euros, disponibilizado pela Câmara Municipal, destinado à concretização dos projectos apresentados nos respectivos manifestos eleitorais, reforçando o compromisso do Município com a juventude, e reflexo de uma política em que investir na participação juvenil é investir no futuro de Vila Nova de Poiares.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM