O Hospital CUF Coimbra assinalou, ontem, o mês dedicado à saúde do homem com a realização de um jantar-conferência sob o tema “Saúde do Homem: além do diagnóstico”. A iniciativa teve como objectivo reforçar a literacia em saúde, sensibilizar para os principais problemas que afectam a população masculina e criar um espaço de diálogo entre profissionais de saúde, doentes e sociedade civil.
O evento contou com a intervenção principal de Nuno Monteiro Pereira, urologista e andrologista de renome nacional, com mais de quatro décadas de experiência clínica e científica. Durante a conferência, foram abordadas questões centrais, como a importância de uma abordagem multidisciplinar para a melhoria da qualidade de vida dos homens, o impacto psicológico e social das doenças urológicas, os efeitos das terapêuticas oncológicas e as mais recentes estratégias de reabilitação e preservação da função sexual.
O encontro destacou-se pela interacção entre os participantes, reunindo profissionais de saúde, homens que vivem com doenças urológicas e representantes de associações de doentes. Todos foram incentivados a conhecer melhor a sua saúde e a assumir um papel activo na prevenção da doença.
Para Ricardo Leão, Director Clínico e Coordenador de Urologia do Hospital CUF Coimbra, “acções como esta são essenciais para aproximar a comunidade dos cuidados de saúde e para reduzir o estigma que ainda persiste em torno da saúde masculina”. Acrescentou que o principal objectivo do encontro foi “alertar para a elevada prevalência das doenças masculinas, muitas vezes subdiagnosticadas devido ao atraso na procura de cuidados, e reforçar a importância de uma abordagem preventiva e informada”.
O especialista salientou ainda que “é fundamental que os homens, independentemente da idade, adoptem hábitos de prevenção e promoção da saúde, mantendo consultas regulares, sobretudo com o urologista”.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM