No dia 17 de Novembro, no Centro de Arte e Cultura, da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, tomaram posse os novos membros dos órgãos sociais da Associação Promoção Frutos Secos (APFS), denominada Portugal Nuts, cuja eleição foi realizada em reunião de Assembleia Geral Eleitoral, de 7 de Novembro de 2025.
Em 14 de Novembro de 2019, um grupo de empresas produtoras de frutos secos decidiram juntar-se e criar a Portugal Nuts, com a visão de trabalhar activamente para Portugal ser reconhecido como um dos melhores produtores mundiais, com produtos de origem valorizada. Hoje é fundamental que a Associação assuma um papel mais decisivo no rumo da fileira dos frutos secos, face aos desafios actuais exigentes, que se colocam à produção e à indústria dos frutos secos, tanto a nível nacional como internacional, pelo que acresce a importância de uma representação institucional forte, de dimensão nacional, capaz de defender os interesses do sector.
Considerando o carácter emergente, mas ainda em consolidação, deste sector em Portugal, torna-se imperativo que a Associação reforce a sua estratégia, plano de acção, objectivos, actividades, culturas e associados, nos diferentes níveis da cadeia de valor, assegurando a continuidade do trabalho colectivo e a execução de actividades estruturantes de curto, médio e longo prazos, e que assuma um papel mais decisivo no rumo da fileira. Desenhou-se uma estratégia e apresenta-se um plano, para um projecto de 3 anos, com aprendizagem do passado, consciência do presente, mas com convicção no futuro do sector dos frutos secos em Portugal, pois independentemente dos desafios inerentes ao contexto actual, acreditamos na produção e indústria nacionais, bem como no potencial da fileira dos frutos secos.
O plano de acção estrutura-se em quatro eixos estratégicos principais (promoção e mercados; estudos e serviços profissionais; investigação e desenvolvimento; comunicação e representação), cada um com objectivos específicos, e um conjunto de actividades, que visam responder às principais necessidades e oportunidades do sector. Através da execução coordenada das acções previstas em cada eixo e objectivo, pretende-se consolidar o desenvolvimento competitivo e sustentável da fileira dos frutos secos, assegurando a valorização económica, ambiental e social, de um sector cada vez mais relevante para a agricultura portuguesa e para a economia nacional.
Em resumo, esta estratégia e plano permitirão à Associação, e à fileira, obter um reforço de qualidade, eficácia e impacto qualitativo dos serviços prestados aos associados, com ferramentas concretas, capacitação e representação institucional reforçada, aos consumidores, com produtos mais sustentáveis, saudáveis e valorizados, e ao território, com emprego, inovação e coesão, alinhando a fileira com os desafios nacionais e europeus de sustentabilidade, inovação e competitividade.
Pretende-se, assim, reforçar a representatividade, a credibilidade e a notoriedade da Associação, quer a nível nacional como internacional, tendo sempre em vista a defesa dos interesses dos associados, melhorando as suas condições e os seus resultados, a sua resiliência e sustentabilidade. Acreditamos na razão e no papel da Associação, mas sobretudo na capacidade dos associados, para, em conjunto, responder às necessidades de quem representamos, continuando a trabalhar para que Portugal seja reconhecido como um dos melhores produtores mundiais de frutos secos.
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