Uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a LaserLeap Technologies e a Be.U_TheSkinCareClinic, desenvolveu e testou novos protocolos estéticos capazes de regenerar e reafirmar a pele do rosto, de forma indolor, não invasiva e sem recurso a cirurgia.
Os resultados desta investigação vão agora chegar ao público, com o lançamento comercial dos tratamentos nos corners Be.U, spin-off da Universidade de Coimbra, localizados no Coimbra Shopping, Oeiras Parque e Cascais Shopping, já durante este mês.
A tecnologia, patenteada pela UC, foi desenhada especificamente para tratamentos de rejuvenescimento não invasivos e assenta na entrega de energia ultra-sónica a camadas profundas da pele, combinada com moléculas cosméticas como fatores de crescimento, exossomas e ácido hialurónico. Segundo Carlos Serpa, professor do Departamento de Química da FCTUC e investigador do Centro de Química de Coimbra (CQC), esta abordagem permite “restabelecer o processo reparador da pele, induzindo firmeza, luz e juventude”.
O investigador Gonçalo de Sá, também do CQC, sublinha que estes novos protocolos “elevam o efeito dos ultra-sons muito além do lifting tradicional, estimulando intensamente a produção de colagénio e elastina, com melhorias visíveis na densidade, luminosidade e vitalidade da pele”.
Os resultados, afirmam os cientistas, são notórios logo após as primeiras sessões e evoluem gradualmente, respondendo à procura crescente por cuidados de beleza de manutenção contínua, eficazes e sem riscos.
A tecnologia foi desenvolvida para superar as limitações da absorção cutânea tradicional, permitindo a penetração efectiva de moléculas cosméticas na epiderme. Esta combinação, explicam os investigadores, “remove sinais de desvitalização e envelhecimento cutâneo, sobretudo após exposição solar prolongada, e promove a regeneração e hidratação profunda da pele”.
O sistema está patenteado pela Universidade de Coimbra, tendo como inventores Luís Arnaut e Carlos Serpa, professores do Departamento de Química da FCTUC, e Gonçalo de Sá, investigador do CQC.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM