Foto: António Fernando Amaral e Afaf Ibrahim Meleis
A Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC) realiza, amanhã (9 de Outubro), a cerimónia de abertura solene das aulas do ano lectivo de 2025-2026, que conta com a presença da professora egípcio-americana Afaf Ibrahim Meleis, uma das mais influentes teóricas de Enfermagem no mundo, para uma conversa com os estudantes da instituição.
“Desafios à Enfermagem para a Qualificação dos Cuidados Futuros” é o tema da palestra (15h30) a proferir pela enfermeira-investigadora, crítica teórica e socióloga médica de renome internacional. Reitora emérita da Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América, Afaf Ibrahim Meleis desenvolveu a Teoria das Transições, relaccionada com os processos de mudança e adaptação por que passam as pessoas ao longo da vida e na interligação saúde-doença e
com a forma como os enfermeiros podem potenciar transições saudáveis.
Este modelo conceitual foi consolidado em 2010, com a publicação do livro Transitions Theory: Middle Range and Situation Specific Theories in Nursing Research and Practice, uma obra que compilou mais de 50 artigos da autora sobre o tema, publicados entre 1975 e 2007.
A abertura solene das aulas na ESEUC tem lugar no Auditório António Arnaut (polo B, em São Martinho do Bispo), com início previsto para as 14h30. Começa com um momento musical, seguindo-se os discursos da presidente da Associação de Estudantes, enfermeira Francisca Rodrigues, e do Presidente da Escola de Enfermagem de Coimbra, António Fernando Amaral.
Prémios “Marta Lima Basto”: o reconhecimento académico
No evento, serão também entregues os Prémios “Marta Lima Basto” (16h10), distinção anual que visa reconhecer o mérito académico dos estudantes da licenciatura em Enfermagem. Os prémios, de valor pecuniário, são atribuídos aos três alunos de cada ano de estudos com as melhores médias, bem como à estudante que ingressou na ESEUC com a maior classificação no último concurso nacional de acesso ao ensino superior, tendo a escola como 1.a opção.
Estes prémios homenageiam o percurso de Marta Lima Basto (1940-2024), a primeira enfermeira em Portugal a obter o grau de doutora, em 1995. Como reconhecimento pela sua carreira, Marta Lima Basto recebeu a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde (2002). Foi, ainda, distinguida com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública (2004), pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, e com o grau de Comendador da Ordem do Mérito (2021), pelo actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM