COIMBRA,9 de Outubro de 2025

Mealhada lança concursos para obras em várias freguesias

8 de Outubro 2025 Rádio Regional do Centro: Mealhada lança concursos para obras em várias freguesias

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, em reunião de executivo, o lançamento de quatro concursos públicos para obras a realizar em Santa Luzia, Barcouço, Mealhada e Vacariça, num conjunto de investimentos que ultrapassa os 2,4 milhões de euros, acrescidos de IVA.

Entre as intervenções aprovadas destaca-se a requalificação da zona central de Barcouço, com um preço base de 1,1 milhões de euros e um prazo de execução de 12 meses. Segundo a autarquia, a empreitada visa “a beneficiação do espaço público, tanto a nível de circulação como na formalização de espaços de convívio”, abrangendo uma área de 10.417 metros quadrados no centro da localidade.

Foi igualmente aprovado o concurso para a construção de um estabelecimento comercial na Vacariça e requalificação da zona envolvente, com um investimento estimado em 810.000 euros e prazo de execução de 455 dias. O projecto prevê a construção de um edifício com várias fracções comerciais e a renovação do espaço público adjacente, incluindo pavimentação, criação de zonas pedonais acessíveis, sinalização, reformulação do sistema de drenagem pluvial e dos espaços verdes.

Outro concurso aprovado refere-se à reconversão dos antigos talhos e criação de uma praça de apoio ao peregrino em Santa Luzia, num investimento de 425.000 euros e prazo de execução de 300 dias. Trata-se do terceiro concurso lançado para esta empreitada, depois de os dois anteriores terem ficado desertos. A obra pretende criar “uma área de apoio a peregrinos, através da reconversão dos antigos talhos em instalações sanitárias e da requalificação do espaço público envolvente”.

Por fim, o executivo municipal aprovou o lançamento da empreitada de melhoria das acessibilidades no Tribunal da Mealhada, com investimento de 100.000 euros e prazo de execução de 120 dias. Esta intervenção, financiada pelo Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos (PIEP) no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa garantir o cumprimento das normas de acessibilidade, promovendo “a inclusão e a autonomia das pessoas com mobilidade condicionada”, destaca.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM