Abriu portas na última noite a 31ª edição da Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON), que no primeiro dia contou com a presença de milhares de
pessoas.
A cerimónia inaugural contou com a presença do executivo municipal, elementos da Assembleia Municipal, presidentes de Junta, deputados, autarcas de concelhos vizinhos, dirigentes associativos do concelho, directores escolares, entre muitos outros convidados, entre os quais o secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
“É com orgulho que abrimos pela 31ª vez as portas deste importante certame, ao qual associamos as Festas do Concelho e damos a conhecer a todos os visitantes tudo aquilo que temos para oferecer, mostrando as nossas potencialidades. É o evento de maior projecção e promoção do concelho, mas também um acontecimento cultural e de animação que pretende chegar aos grandes públicos. É a última grande festa de verão no concelho, um local de encontros e reencontros, de celebração, convívio, animação e união entre os nossos munícipes”, declarou a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges no discurso de abertura.
“Muito me honra presidir, mais uma vez, à abertura da Feira Industrial e Comercial de Tondela, um certame que desde a primeira hora reflete aquilo que somos: um concelho com forte dinâmica empresarial e que é um exemplo não só no panorama regional como nacional. Um concelho onde a aposta no tecido industrial e empresarial é uma constante, onde a inovação e o desenvolvimento emergem. Um território com enorme capacidade atrativa e a FICTON é o reflexo disso mesmo”, completou.
Segundo a autarca, a FICTON oferece “seis dias de muita animação e dinâmica”, com expositores, música, teatro, conversas, showcookings, desporto, “Espaço ao´Sabor” e muitas outras atividades, num programa pensado para toda a família.
Recordando o trabalho feito nos últimos anos e que levou também à mudança de local das Festas do Concelho, Carla Antunes Borges disse ao Secretário de Estado que o seu executivo além de apostar no desenvolvimento económico, luta também “por desenvolver políticas de proximidade e que promovam uma verdadeira coesão em todo o território”.
Já o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, agradeceu o convite para presidir à 31ª edição da FICTON, um certame que, aludiu, traduz a dinâmica do concelho e valoriza a indústria, os empresários, os artesãos, as colectividades e as juntas de freguesia locais.
“Todo este pulsar e dinâmica demonstram que a economia do nosso território e da nossa região está aqui patente e este impulso e iniciativa são inspiradores para o que queremos que seja desenvolvimento no país”, defendeu, descrevendo ainda Tondela como um “farol” no contexto regional e nacional.
A FICTON vai estender-se até à próxima terça-feira (16 de Setembro), feriado municipal, Dia de Santa Eufémia. O evento está a decorrer mais uma vez no espaço da Feira Semanal (Parque Urbano 2ª Fase).
As festividades abriram ao som da brasileira Daniela Mercury, que levou uma verdadeira enchente à FICTON. Hoje o palco DC Grupo será de Lon3r Johny. No sábado actua Badoxa. O dia de domingo, que terá entrada livre, é de Miss Cindy e de Augusto Canário. Na segunda-feira, véspera de feriado, há concerto dos Gipsy Kings by Diego Baliardo. Os Quatro e Meia encerram as festividades na terça-feira.
A FICTON é o maior e mais pujante evento municipal. Além de ser a grande montra das potencialidades económicas e a iniciativa de maior promoção do concelho, o certame é também o acontecimento cultural e de animação com mais projecção a realizar-se no território, sobretudo ao nível do entretenimento e de atracção de públicos com os mais variados interesses e idades.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM