Até 13 de Julho, Cantanhede volta a ser palco de um dos mais marcantes encontros internacionais de tradições populares, com a realização da 18.ª edição do FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore. Ao longo de nove dias, o concelho recebe 30 espectáculos protagonizados por grupos de folclore oriundos de três continentes e uma dezena de países, numa verdadeira celebração da diversidade, da convivência e da arte popular.
A abrir esta edição, no passado sábado, 5 de Julho, o tradicional desfile e a recepção oficial nos Paços do Concelho deram o mote para uma semana festiva e intercultural, com a participação entusiástica de centenas de pessoas. O espectáculo inaugural decorreu na mesma noite em Ançã, sendo seguidas duas galas de grande destaque, a 11 de Julho na Tocha e a 12 de Julho em Cantanhede.
Este ano, o festival, certificado pelo CIOFF (Comité Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), conta com a participação de grupos da Albânia, Argentina, Bulgária, Chéquia, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Costa Rica, Polónia e Espanha. A representação portuguesa cabe ao Cancioneiro de Cantanhede, anfitrião e entidade organizadora do evento.
Para Paulo Marques, presidente do Cancioneiro de Cantanhede e da comissão executiva do FOLK, esta iniciativa é muito mais do que um festival: “A agenda do CIOFF Mundial e, consequentemente, do FOLK Cantanhede, encontra-se actualmente bem alinhada com as Nações Unidas na promoção da paz, através do diálogo, da tolerância, da compreensão para com o outro! Atrevo-me até a referir que o mundo deve urgentemente apostar numa estratégia de ‘Rehumanização’, colocando o bem-estar das pessoas no centro das atenções. É com este sentido de responsabilidade que organizamos esta XVIII edição, provando aos mais cépticos que é possível viver em comunidade, respeitando a diferença do outro, independentemente da cor da pele, da raça, da ideologia ou da religião”.
A noite de hoje, 7 de Julho, promete ser uma verdadeira celebração da multiculturalidade e da riqueza das tradições populares. As festividades têm início às 19h15, com o espectáculo “Freixial Internacional”, que trará ao palco as expressões autênticas da Bulgária, proporcionando ao público um vislumbre da sua cultura e das suas danças tradicionais. A partir das 22h00, o FOLK Cantanhede espalha-se por várias freguesias com as já emblemáticas “Galas de Freguesia”, cada uma delas com um programa distinto e envolvente: em Póvoa da Lomba, a Costa Rica sobe ao palco ao lado de Espanha; Cadima acolhe a força rítmica da Costa do Marfim, o talento do grupo G.T. Cadima e a expressividade da Argentina; Venda Nova torna-se ponto de fusão entre as tradições da Polónia, da Chéquia e da Colômbia, num encontro de ritmos e cores; já em Cordinhã, a noite será animada com as danças da Albânia, a actuação do grupo local “R.F. Os Lavradores” e a vibrante presença do Chile.
Desde a sua primeira edição, o FOLK Cantanhede já acolheu 131 grupos de 69 países, tornando-se uma referência incontornável no panorama internacional dos festivais de folclore. A edição deste ano mantém o propósito de descentralização cultural, com espectáculos agendados em todas as freguesias do concelho, bem como nos municípios vizinhos de Montemor-o-Velho (Arazede) e Vagos.
A organização estima atingir novamente os 55 mil espectadores, um número que reflecte o forte envolvimento da comunidade local e regional, assim como o prestígio crescente do festival no circuito internacional.
Além dos espectáculos de folclore, o festival integra também o Espaço Folk e o Festival Internacional de Marionetas, numa aposta clara na multidisciplinaridade, na solidariedade e na inclusão. Com dezenas de voluntários envolvidos, o evento é apoiado por diversas entidades, com destaque para o Município de Cantanhede, o Turismo de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro).
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM