COIMBRA,4 de Julho de 2025

Exposição «A Fábrica das Sombras» inaugura em Coimbra com arte e música ao vivo

1 de Abril 2025 Rádio Regional do Centro: Exposição «A Fábrica das Sombras» inaugura em Coimbra com arte e música ao vivo

A inauguração da exposição «A Fábrica das Sombras», de Janet Cardiff & George Bures Miller, terá lugar no próximo sábado, 5 de Abril, e promete ser um evento de fusão entre arte, performance e música. A programação começará às 19h30, com um jantar comunitário promovido pela organização da Bienal, composta pelo Círculo de Artes Plásticas, Câmara Municipal de Coimbra e Universidade de Coimbra. Este será seguido de uma visita guiada pelos próprios artistas.

A noite continuará com uma proposta sonora curada pelo Jazz ao Centro Clube (JACC): às 22h30, Mellea, o projecto ao vivo da artista Dullmea, apresentará uma performance imersiva que combina voz e electrónica. Às 23h00, NOIA assumirá a cabine para um after-opening, apresentando as sonoridades mais ousadas da música de dança contemporânea.

José Miguel Pereira, do JACC, refere que “a ideia foi propor dois momentos distintos, mas complementares. Um mais contemplativo e outro mais dançável. A Fábrica das Sombras nasce com esse espírito de multiplicidade e liberdade, e quisemos que isso estivesse presente desde o início”.

A performance de Mellea abrirá a noite com uma experiência imersiva entre voz, electrónica e improvisação. Desde 2016, a artista tem explorado as infinitas possibilidades sonoras da sua voz e da electrónica, tendo já actuado em cidades como Nijmegen, Eindhoven, Viena, Turim, Barcelona, São Paulo, Berlim, Copenhaga e Milton Keynes, onde participou na exposição «Obedience and Defiance», dedicada à artista Paula Rego.

A seguir, às 23h30, a noite será tomada pela energia frenética de NOIA, referência da cena club portuguesa e curadora da noite CLUB NOIA no Porto.

Antes dos concertos, os participantes poderão usufruir de um jantar comunitário às 19h30, seguido de uma visita guiada pela dupla de artistas Janet Cardiff & George Bures Miller. Reconhecida internacionalmente pelas suas instalações sonoras multimédia imersivas, a dupla canadiana apresenta 13 obras no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, incluindo a emblemática The Infinity Machine e o celebrado Forty Part Motet.

O acesso ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova será livre a partir das 19h30. A participação no jantar comunitário requer inscrição prévia (8 euros) até às 13h00 de amanhã, através do link: bit.ly/Anozero25jantar.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM