COIMBRA,4 de Julho de 2025

Cultura ao Centro apoia 82 projectos com 110 mil euros

12 de Julho 2024 Rádio Regional do Centro: Cultura ao Centro apoia 82 projectos com 110 mil euros

O Programa Cultura ao Centro que visa apoiar iniciativas desenvolvidas por associações culturais de carácter não profissional, aprovou 82 projectos, mais de metade dos quais (57%) na Região de Coimbra, anunciou a Comissão de Coordenação (CCDRC).

Foram 12 dos 19 municípios da Região de Coimbra que viram projectos aprovados (47 no total de 82), a esmagadora maioria no município de Coimbra, com 20 iniciativas financiadas.

O concelho de Coimbra sozinho tem mais projectos aprovados do que cada uma das restantes cinco comunidades intermunicipais (CIM) da área da CCDRC que submeteram candidaturas: Região de Aveiro (12 projectos aprovados), Beiras e Serra da Estrela (10), Viseu Dão Lafões e Região de Leiria (cada uma com cinco projectos aprovados) e Beira Baixa (três).

Em termos municipais, Coimbra teve três vezes mais projectos aprovados do que o município que vem em segundo lugar (Oliveira do Hospital, que pertence à mesma CIM, com sete), seguindo-se Cantanhede – também da Região de Coimbra – com quatro projectos aprovados, os mesmos que a Covilhã.

Coimbra teve ainda sensivelmente sete vezes mais candidaturas aprovadas do que outras capitais de distrito como Aveiro ou Leiria (três cada).

Segundo a informação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o programa recebeu 152 candidaturas (tendo aprovado 82, cerca de 54%), embora aquele organismo não tenha especificado a sua proveniência por município ou comunidade intermunicipal.

As 152 candidaturas representaram, segundo a CCDRC, um “valor total de apoio solicitado próximo dos 427 mil euros”, cerca de quatro vezes mais do que o financiamento disponível, que era de 110,7 mil euros.

As candidaturas recebidas partiram de 45 municípios das seis comunidades intermunicipais (constituídas pelos 77 municípios que compõem o território da CCDRC), tendo sido aprovadas propostas oriundas de associações culturais de 32 municípios.

Ainda segundo a CCDRC, foram submetidos 72 projectos da área de programação e difusão (e apoiados 35, cerca de metade), 44 candidaturas na criação artística e produção (27 viabilizadas, 61%) e 18 cada na edição e formação e capacitação (foram aprovadas 10 em cada uma destas medidas).

“Do número total de candidaturas [152], verificou-se que 22 não reuniam os pressupostos de admissibilidade e 25 não alcançaram a pontuação mínima estabelecida nas normas do concurso”, frisou ainda a CCDRC, não adiantando os motivos do chumbo das restantes 23 candidaturas apresentadas.

Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, explica que “apesar do programa de apoio à acção cultural ter aberto com o valor de 100 mil euros, dado o elevado número de candidaturas e a qualidade artística dos projectos apresentados”, a dotação foi reforçada em cerca de 10 mil euros, “um aumento de quase 40% face a 2023, procurando apoiar um maior número de candidaturas”.

Para Isabel Damasceno, “a elevada procura” do Programa Cultura ao Centro “demonstra a vitalidade e a capacidade organizativa das associações culturais na região Centro”.

“Acreditamos que os projectos seleccionados para receber o apoio deste programa são de extrema relevância para o desenvolvimento sustentável da região e estamos confiantes de que as suas acções trarão impactos positivos para a comunidade local”, argumenta.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM