José Afonso, trovador da liberdade falecido em 23 de Fevereiro de 1987, vai ser evocado na Lousã, esta sexta-feira, dia 23, no âmbito do X Jantar da Fraternidade, promovido por um grupo de cidadãos com apoio de associações locais.
Coincidindo com o dia da morte do criador de “Grândola, Vila Morena!”, há 37 anos, a iniciativa marca o arranque das comemorações populares dos 50 anos do 25 de Abril na Lousã.
Nome cimeiro da música popular portuguesa e símbolo da Revolução do 25 de Abril de 1974, Zeca Afonso é evocado num encontro que reúne habitualmente pessoas de diferentes pontos do país.
Com as inscrições já esgotadas, deverão estar cerca de 100 pessoas à mesa, perante grandes músicos e declamadores de poesia.
O jantar concerto, no salão do Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal, a 100 metros da antiga EN 342, começa às 19h30, contando com a participação dos cantores João Queirós e Ramiro Simões, dos músicos da Brigada Victor Jara Manuel Rocha, Luís Garção e Ricardo Grácio, além de Arménio Santa, da banda Ginga, entre outros amigos.
Sempre dedicado a Zeca Afonso e aos valores democráticos do 25 de Abril e promovido por um grupo de seguidores da figura e da obra do homenageado, o programa é apoiado pelas cooperativas culturais Trevim e Arte-Via, jornal Trevim, Associação São Lourenço, Liga de Amigos do Museu Etnográfico Louzã Henriques e membros do antigo grupo Novárvore.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM