Pela primeira vez, Coimbra vai ter um festival dedicado ao cinema documentário. A 1.ª edição do DOC.Coimbra realiza-se entre os dias 7 e 10 de Março, no Atelier A Fábrica. No evento, não vão faltar filmes e estreias mundiais.
Produzido pela Associação Cultural Doc.Coimbra, o festival vai exibir mais de 20 filmes. A programação começa na quinta-feira, 7 de Março, às 19h00, com o filme português “A fotografa do Vulcão”, de Mar Navarro. Inédita em Coimbra, a obra retrata a vida de Hilda Rebelo, uma das únicas fotógrafas portuguesas a captar a erupção do vulcão dos Capelinhos em 1957. Nesse sentido, o evento vai ainda apresentar a primeira exposição das imagens desta profissional.
No dia seguinte (8), o DOC.Coimbra vai ser dedicado ao Dia Internacional da Mulher. Nesse sentido, serão exibidas curtas-metragens como “’Unite for Bissau’, de Iara Lee, sobre mulheres que desafiam o patriarcado em Guiné-Bissau, e ‘What Never Was’, uma crónica pessoal sobre aborto, da realizadora espanhola Sandra Ruesga”, revela a organização do festival. Espaço ainda para a longa-metragem polaca, “’Behind the Glass Wall’, de Glória Kurnik, que retrata a história de quatro mulheres que sofreram violência obstétrica durante a pandemia”.
Estreias portuguesas e mundiais
A primeira edição do festival de cinema documentário traz ao público conimbricense duas estreias mundiais de filmes portugueses. A 9 de Março, a partir das 14h00, vão ser exibidas as obras “’Cretcheu’, da dupla Plata o Plomo, curta sobre o carnaval de Cabo Verde, e ‘Mestres, Mães do Mar’, de Joana Loureiro Araújo, sobre mulheres peixeiras da Vila do Conde”, indica a organização. Os realizadores vão marcar presença no evento. Às 19h00, dar-se-à a estreia portuguesa de “Dois Tempos”, de Pablo Francischelli. Posteriormente, será realizada a festa oficial do festival.
O DOC.Coimbra encerra a 10 de Março com a estreia portuguesa de “Soft Focus”, “On Mothers and Daughters in times of Injustice”, “The Skin of Our Memory” e “O Fumo do Fogo”. Finalmente, às 19h, será exibida a longa-metragem “Sound of Cabo Verde – The legacy of Cesária Évora”, um filme sobre a cantora cabo-verdiana. O evento termina, oficialmente, logo de seguida, com a entrega dos prémios para os filmes mais votados pelo júri do festival. A entrada para o Festival de Cinema Documentário é livre.
Cátia Barbosa (Jornalista do “Campeão” no Porto)
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM