COIMBRA,4 de Julho de 2025

Lions e Liga Portuguesa Contra o Cancro com iniciativa solidária

13 de Fevereiro 2023 Rádio Regional do Centro: Lions e Liga Portuguesa Contra o Cancro com iniciativa solidária

De forma a assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro que e registado a 15 de Fevereiro, o Lions junta numa acção personalidade influentes com vista a “ajudar as crianças a viver” e sensibilizar a sociedade para o cancro pediátrico.

É então com o objectivo de promover o bem-estar e apoiar todas as crianças vítimas de cancro a conseguir acesso a melhores tratamentos e medicamentos, bem como auxiliar famílias e amigos, que o Lions impulsiona iniciativa solidária que junta a Liga Portuguesa Contra o Cancro e diversas personalidades portuguesas.

No âmbito do projecto “LUCAS”, – Lions e Liga Portuguesa Contra o Cancro, União, Combate ao Cancro Infantil, Amor e Amizade, Solidariedade – a organização e seus clubes realizam oficinas de construção manual da mascote Lucas nas várias comunidades. Através dos bonecos Lucas, pins e bolachas de cacau, os Lions angariam fundos para atribuição de bolsas de investigação médica para combate ao Cancro Infantil – com a colaboração da Liga Portuguesa Contra o Cancro – e apoiar instituições oncológicas pediátricas na aquisição de equipamentos. Diversos clubes de futebol portugueses da primeira e segunda liga entraram em campo com uma camisola alusiva ao projecto, associando assim o “desporto rei” à missão.

Segundo Ana Correia de Oliveira, médica e assessora do projecto, “são patrocinadas anualmente duas bolsas de investigação na área no valor de 13,500 euros cada, sendo já vários os projectos em desenvolvimento por investigadores portugueses com este apoio cujos resultados se têm revelado muito positivos”. Para a profissional de saúde, o evento “oficinas Lucas” resulta ainda no “envolvimento da sociedade civil, consciencializando para a prevenção da doença”. No futuro o objectivo passa por “continuar a apostar no desenvolvimento da investigação científica, continuar a apoiar aquisições de equipamentos de saúde e diagnóstico, consciencializar e sensibilizar a população através de actividades com impacto, apostar na prevenção para a detecção precoce e desenvolver acções de apoio junto de pais e familiares” perspectiva a responsável.

Em 2020, a missão ganhou uma nova voz com o lançamento oficial do videoclip do Hino de Combate ao Cancro Infantil – “Tempo de Acreditar”.

O hino realça a importância da sensibilização e envolvimento da comunidade no combate ao cancro infantil, aliando-se uma mensagem de esperança para crianças, respectivas famílias e sociedade em geral. O projecto musical conta com a participação de vários artistas nacionais: André Sardet, Carolina Pessoa, Cátia Guerreiro, David Carreira, Fernando Daniel, Joana Pessoa, Lookalike (letra), Olavo Bilac, Paulo Gonzo, Paulo Sousa, Pedro Gonçalves e Xutos & Pontapés. Ao longo do ano, prevê-se a concretização de um concerto com a presença destes artistas, bem como a realização de fóruns e debates no âmbito da temática.

Desde 1917, a organização não-governamental Lions Clubes de Portugal tem como missão empoderar voluntários e parceiros para melhorar a saúde e o bem-estar, fortalecer as comunidades e apoiar os necessitados por meio de serviços humanitários e subsídios que impactem vidas em todo o mundo e promover a paz e a compreensão internacional. O diagnóstico precoce e estar bem informado sobre os primeiros sinais da doença são as armas mais poderosas para conseguir a cura de doenças oncológicas em idade pediátrica.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM