COIMBRA,4 de Julho de 2025

Ministro da Presidência do Brasil destaca qualidade do ensino superior português

8 de Julho 2022 Rádio Regional do Centro: Ministro da Presidência do Brasil destaca qualidade do ensino superior português

Luiz Ramos, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, destacou hoje (7), na sua visita a Coimbra, a qualidade do ensino superior português, uma área em que garantiu que aquele país tem muito interesse em desenvolver relações e parcerias. “Esta é uma área em que temos [Brasil] muito interesse em desenvolver relações pela qualidade, principalmente no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)”, sustenta.

O ministro visitou hoje de manhã o ISEC, no âmbito das diligências que a escola portuguesa de engenharia está a desenvolver em Portugal e no Brasil, para ter cursos com dupla titulação com universidades brasileiras. “Estamos a desbravar um campo fértil e imenso. Hoje conversamos com o Instituto e amanhã [sexta-feira] estaremos com a Universidade do Porto, para assumir uma parceria e convénio, onde vários cursos e especializações serão abertos a estudantes brasileiros: é uma mina de ouro”, apontou.

Segundo declarou, no Brasil, “a Universidade de Coimbra (UC) tem a mesma fama de universidades como Oxford (Reino Unido), Princeton (EUA) e Harvard (EUA)”.

Já o presidente do ISEC, Mário Velindro, destacou os esforços que têm sido feitos para se aproximarem de algumas instituições de ensino superior do Brasil. O Instituto está a trabalhar num projecto que permite a criação de cursos de dupla titulação, para que estudantes portugueses e brasileiros possam ser – simultaneamente – diplomados pelo ISEC e pela universidade correspondente no Brasil.

“Este modelo de ensino que temos vindo a desenvolver, com uma ligação forte às empresas, permite ser uma vantagem competitiva. O ISEC, que fez este ano 100 anos, está ao serviço da região e do país, para contribuir com a qualidade dos nossos cursos de engenharia, quer em Portugal, quer no Brasil”, sustentou. Os cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Mecânica estão na primeira linha deste projecto, sendo “a transição digital outra área importante”.

A possibilidade dos cursos de dupla titulação a partir de Coimbra ganhou forma durante uma visita do presidente do ISEC a Brasília, na última semana de Maio.

Segundo o Ministério da Educação brasileiro, Mário Velindro discutiu, nessa visita, “temas como a dupla titulação, cursos virtuais conjuntos, projectos de energia limpa e cidades inteligentes, transformação digital, organização de conferências para troca de experiências” com responsáveis das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação Superior, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM