No âmbito do Programa ATIVAR.PT, e perante um desafio do IEFP, IP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, a CoimbraMaisFuturo iniciou o processo de criação de uma Incubadora Social de Emprego no território.
Trata-se de uma iniciativa piloto, inspirada no modelo espanhol das “Lanzaderas de Empleo” da Fundação Santa Maria la Real, apresentando como objectivo fundamental a promoção da inserção profissional dos desempregados.
Esta iniciativa piloto caracteriza-se por uma intervenção de grande proximidade ao território, e assenta em Equipas de Procura de Emprego constituídas por grupos de 20 desempregados orientados por um mentor para a procura activa de emprego, durante um período não superior a cinco meses. Um aspecto fundamental nas metodologias a adoptar com estas equipas, são as práticas colaborativas que conciliam técnicas de procura de emprego ajustadas às dinâmicas do mercado laboral com uma forte componente de aconselhamento técnico. Todo o processo de intervenção com os desempregados, cuja participação é de carácter voluntário, assenta também, no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e digitais com vista ao reforço da sua empregabilidade.
A Incubadora Social de Emprego promovida pela CoimbraMaisFuturo e financiada pelo IEFP, IP, já iniciou a sua actividade com os trabalhos preparatórios conducentes à constituição da primeira Equipa de Procura de Emprego, cujo arranque formal se realiza no dia 22.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM