COIMBRA,5 de Maio de 2026

Maló de Abreu (PSD) apresenta protesto contra forma como correu eleição na diáspora

9 de Fevereiro 2022 Rádio Regional do Centro: Maló de Abreu (PSD) apresenta protesto contra forma como correu eleição na diáspora

O PSD protestou junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra a forma como as legislativas de 30 de Janeiro decorreram na diáspora, com comunidades que não receberam boletins e outras de onde não chegaram votos.

“Nós apresentámos um protesto sobre a forma como decorreram as eleições. (…) Há países que não votaram porque os envelopes [com os boletins de voto] não chegaram aos cidadãos. Houve países onde a campanha eleitoral foi acoplada aos boletins, como por exemplo na China. Houve países onde os boletins estavam expostos ao público nas estações de Correios”, exemplificou o candidato social-democrata António Maló de Abreu.

Em declarações à Lusa sobre um outro protesto que o partido apresentou contra a validação de boletins de voto que chegaram sem serem acompanhados de cópia do cartão de cidadão do eleitor, o parlamentar referiu existir “uma reclamação global sobre a forma como foi feito o processo eleitoral”.

Maló de Abreu exemplificou que os votos dos portugueses residentes na Venezuela terão sido colocados pelo consulado num avião de carga da TAP do dia 2 de Fevereiro e ainda não constam da relação dos boletins de voto recebidos, embora o voo tenha chegado a Lisboa no mesmo dia.

“A Secretaria-Geral do MAI [Ministério da Administração Interna] não acautelou convenientemente este processo eleitoral”, acusou Maló de Abreu, responsabilizando o Governo pelas alegadas falhas.

“Responsabilizamos aqui diretamente o Ministério da Administração Interna pela forma como decorreu o ato eleitoral e fizemos um protesto/reclamação mais vasto relativamente ao processo eleitoral”, afirmou.

Esse protesto, explicou, foi entregue hoje pelos delegados do PSD às mesas de apuramento dos votos dos eleitores residentes no estrangeiro para ser apenso ao processo.

A contagem dos votos dos emigrantes começou hoje em Lisboa e termina na quarta-feira, prazo para a recepção dos votos das comunidades.

O PS venceu com maioria absoluta as legislativas antecipadas de 30 de Janeiro, em que obteve 41,7% dos votos e 117 dos 230 deputados em território nacional – faltando ainda atribuir os quatro mandatos dos círculos da emigração.

O PSD conseguiu 27,8% dos votos e 71 deputados sozinho, subindo para 76 deputados e cerca de 29% do total dos votos somando os valores obtidos nas coligações de que fez parte na Madeira e nos Açores.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM