O projecto piloto de serviço de Transporte Flexível a Pedido (SIT Flexi) está, até Março de 2022, a ser implementado no concelho de Tábua, com duas rotas que abrangem localidades que não são servidas pelo transporte de passageiros regular.
O SIT Flexi é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e distingue-se pelo facto de ser o cliente a marcar a sua viagem através do número gratuito 800 200 201.
“Deste modo, só se efectuam percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e as viaturas só passam nas paragens que tiverem reservas, sendo que, conforme o próprio nome indicia, é flexível ao nível dos horários, lugares abrangidos e periodicidade das rotas”, explicou o Município de Tábua.
Recorde-se que esta iniciativa tem como objectivo “colmatar limitações ao nível do acesso ao transporte público convencional, oferecendo acessibilidade em áreas isoladas e dispersas”, permitindo o serviço “dar resposta a necessidades de mobilidade específicas das populações mais envelhecidas ou com mobilidade condicionada que necessitem de um serviço de maior proximidade”, acrescentou a Câmara Municipal.
De referir que este é um serviço complementar à rede de transportes pública regular, pretendendo-se aumentar o grau de cobertura do mesmo através de um serviço mais eficiente e flexível. A medida prevê ainda combater o isolamento e apoiar as pessoas com maior dificuldade de locomoção.
No final do período estipulado como projecto piloto, o serviço vai ser avaliado ao nível dos horários, periodicidades e das localidades a servir, podendo ser incluídos novos lugares ao projecto.
O Transporte Flexível a Pedido é financiado por fundos europeus, o que possibilita que o utilizador pague um valor reduzido pelo serviço, sendo o restante assegurado pelo Município.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM