A presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, foi reeleita vice-presidente da Comissão Política Nacional dos Autarcas Social-Democratas (ASD) no 9.º Congresso desta estrutura autónoma do PSD.
Helena Teodósio, que, recorde-se, faz parte do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), continua assim a integrar o mais importante órgão dos ASD, que reelegeu para presidente Hélder Sousa e Silva, presidente da Câmara Municipal de Mafra e primeiro subscritor da moção de estratégia global aprovada no Congresso, cujo título é “Mais Proximidade, Maior Sustentabilidade”.
No sufrágio para os órgãos da estrutura representativa dos autarcas sociais-democratas, João Moura, presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, foi reeleito para o Conselho Nacional, além de que Sérgio Maia, presidente da Junta de Freguesia de Murtede, integrou a lista eleita para o Conselho de Jurisdição.
A Secção de Cantanhede fez-se representar pelos delegados escolhidos Adérito Machado, vereador da Câmara Municipal, Carlos Fernandes, representante da Assembleia Municipal, e o presidente da Junta de Freguesia de Ourentã, Carlos Ventura, em representação das autarquias de Freguesia.
Os novos órgãos eleitos em Congresso Nacional têm Hélder Sousa Silva como presidente da Comissão Política Nacional dos ASD para o actual mandato autárquico; Ricardo Rio (Braga) continua a presidir à Mesa do Congresso, enquanto Mário Constantino Lopes (Barcelos) preside ao Conselho de Jurisdição e Ribau Esteves (Aveiro) encabeça a lista do Conselho Nacional.
Além dos eleitos, e dos delegados da Secção de Cantanhede, a comitiva de autarcas de Cantanhede que marcaram presença no Congresso de Barcelos, como observadores, faziam parte Pedro Cardoso, vice-presidente Câmara Municipal, Célia Simões, vereadora, Aidil Machado, membro da Assembleia Municipal, e Nuno Gomes, eleito para a Assembleia de Freguesia de Vilamar e Corticeiro.
Aprovada por unanimidade, a moção de estratégia global propõe “maior proximidade dos autarcas como o garante local do todo nacional, na condução de políticas públicas pelo reforço da descentralização e na aplicação dos fundos comunitários em prol do desenvolvimento local e regional”. O objectivo é promover maior sustentabilidade “para enfrentar os desafios globais, com a autonomia financeira das autarquias e com a promoção da vitalidade cultural num programa de coesão territorial”. O documento aponta ainda para a “afirmação dos ASD como um valor maior do PSD, o reforço da capacitação dos autarcas e a renovação de autarcas”.
Além da moção de estratégia global, foram também aprovadas por unanimidade moções temáticas: Smart Cities -“Mais dados, melhores decisões”; outra orientada para fazer “Cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em 2030, Rumo ao Carbono Zero em 2050, e ainda mais que preconiza o “Compromisso dos Autarcas para a Erradicação da Pobreza”.
O presidente da Concelhia do PSD de Cantanhede, Pedro Cardoso, fez um balanço muito positivo desta participação dos representantes dos autarcas do concelho de Cantanhede neste Congresso, sublinhando o natural orgulho da eleição da presidente da Câmara Municipal para vice-presidente dos ASD, e destacando “a importância do Poder Local e o papel dos eleitos locais que foram escolhidos pelo seu povo, a quem diariamente prestam contas do exercício do seu mandato, e cuja proximidade e conhecimento da realidade do território são determinantes para resolverem os problemas das suas comunidades, para além da visão estratégica para construir o futuro”.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM