COIMBRA,3 de Maio de 2026

Carlos Robalo Cordeiro quer tornar “a Faculdade de Medicina mais flexível e ágil”

3 de Dezembro 2021 Rádio Regional do Centro: Carlos Robalo Cordeiro quer tornar “a Faculdade de Medicina mais flexível e ágil”

Carlos Robalo Cordeiro tomou, ontem (2), posse como director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), para o biénio 2021-2023. Na cerimónia que decorreu na Sala do Senado, o director da FMUC congratulou-se pelo caminho que esta Faculdade tem vindo a fazer, nomeadamente, pelo número de alunos integrados acrescentando que pretende uma “Faculdade de Medicina mais flexível e ágil”.

O director frisou que vai manter a “continuidade do mandato anterior mas também promover algumas estratégias a implementar de modo mais activo” e, entre outros aspectos, lembrou que esta é “uma escola que tem os dois mestrados com a classificação mais alta da Universidade de Coimbra (UC)”, enaltecendo também a importância dos protocolos estabelecidos com a Universidade dos Açores e de Cabo Verde.

O director admite que esta reeleição é “uma grande responsabilidade” e que são muitos os desafios para a Faculdade, assumindo o ensino e a mudança de paradigma para a nova formação de médicos em Portugal como um dos aspectos fundamentais da FMUC para este mandato.

Para os próximos dois anos, Carlos Robalo Cordeiro destaca “a constituição de um laboratório em comunicação e saúde” para uma maior promoção da literacia em saúde para diferentes públicos, além da articulação e boas relações institucionais entre a UC, a FMUC e o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC). De acordo com o director, são as redes que vão criar as “condições para elevar Coimbra a Capital da Saúde”. Outra das medidas que Carlos Robalo Cordeiro quer colocar em prática é “uma renovação da nomenclatura do edificado”, aproveitando para sugerir o lançamento de “um concurso de ideias para renomear esses edifícios, dando assim mais dignidade aos mesmos”.
“Tudo isto são sonhos que têm de ser perseguidos de olhos bem abertos”, conclui.

Já Amílcar Falcão, que presidiu à cerimónia, sublinhou o dinamismo da FMUC enaltecendo o importante contributo de Carlos Robalo Cordeiro para a instituição de ensino, nomeadamente no que concerne à reacção e decisões tomadas para responder à pandemia de covid-19. O Reitor da UC mostrou-se ainda atento às preocupações do director da FMUC e concordou que “acabar as obras do Pólo III é fundamental para a saúde” prometendo tentar responder a todas as sugestões feitas pelo director: “só não prometo já que serão feitas porque só costumo prometer o que tenho a certeza que
consigo cumprir”, conclui.

Carlos Manuel Silva Robalo Cordeiro, recorde-se, foi reeleito Director da FMUC para o biénio 2021-2023, numa votação realizada pela Assembleia da Faculdade a 11 de Outubro.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM