O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, tem patente ao público, desde o passado dia 22 de abril, a exposição temporária “José Cid – Vida e Obra” dedicada ao cantor, compositor, instrumentista e produtor musical José Cid.
A sessão de abertura contou, para além do artista José Cid, que se fez acompanhar pela sua esposa Gabriela Carrascalão, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e restantes vereadores do executivo, do presidente do Turismo Centro Portugal e de alguns dos artistas que participaram na elaboração e execução de alguns dos trabalhos específicos para esta exposição.
O presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, destacou o facto de José Cid ser “uma referência transversal a várias gerações” e uma “marca da Região Centro”, tendo anunciado, em primeira mão, que o cantor vai ser uma das figuras homenageadas no Fórum “Vê Portugal”, iniciativa do Turismo Centro de Portugal, que se realizará, no mês de maio, nas Caldas da Rainha.
O homenageado, José Cid, deixou um agradecimento público ao Município pela iniciativa, tendo aproveitado para dar a conhecer e reviver alguns dos momentos vividos na sua juventude, quando veio viver para Anadia, nomeadamente no Colégio Nacional.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, referiu que esta “é uma sentida homenagem que o Município presta ao José Cid, cuja música jamais se esquecerá”. Saudou o ato do Turismo Centro de Portugal, na pessoa do seu presidente, em reconhecer o trabalho da longa carreira artística de José Cid, o que, no seu entender, “demonstra a importância que este embaixador representa, não só para o concelho de Anadia, mas também para a região e para o país”.
A edil anadiense desejou que, dentro de pouco tempo, “possamos ter a oportunidade de estar numa praça cheia e de voltar àqueles momentos áureos de ter o José Cid connosco a cantar todas as suas obras”. A todos os que participaram na organização deste “tributo”, Maria Teresa Cardoso deixou uma palavra de agradecimento e de grande apreço.
A mostra, que ocupa todas as salas de exposição temporária deste espaço museológico, pretende dar a conhecer as várias facetas do artista, do homem surpreendente e irreverente, cuja carreira é um exemplo a seguir e que terá, certamente inspirado e influenciado outros artistas e não só.
A exposição tem patente, praticamente toda a sua discografia a solo, bem como da sua participação no Quarteto 1111, no Green Windows e noutros projetos musicais em que participou. Paralelamente, pode também ser apreciada uma recolha de registos fotográficos da história musical e pessoal de José Cid. A mostra dá ainda a conhecer os vários troféus que conquistou, com especial destaque para o Grammy de
Excelência, atribuído pela Academia Latina de Gravação, assim como vários objetos e instrumentos ligados à produção musical.
A mostra poderá ser visitada, de terça a sexta-feira, entre as 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado e domingo, entre as 9h30 e as 13h00, até ao dia 30 de setembro.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM