A empresa intermunicipal Águas do Baixo Mondego e Gândara (ABMG), que agrega os municípios de Montemor-o-Velho, Soure e Mira, consigna quarta-feira sete empreitadas que representam um investimento de quase nove milhões de euros, foi hoje anunciado.
As obras, com início previsto para maio, distribuem-se por aqueles três concelhos do distrito de Coimbra e são financiadas pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) em mais de 3,2 milhões de euros, no âmbito do Ciclo Urbano da Água.
Em comunicado, a ABMG adianta que duas das sete intervenções situam-se no concelho de Montemor-o-Velho: ampliação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e construção da rede de esgotos de Arazede e Liceia.
As duas empreitadas representam um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros e devem beneficiar quase 4.000 pessoas.
Para o concelho de Mira, a ABMG vai consignar a construção de uma estação de tratamento de água, dois reservatórios e o fecho de sistemas de saneamento nas localidades do Seixo e Cabeças Verdes.
A empreitada apresenta um valor de adjudicação de 1.143.986,47 euros e vai permitir abranger um total de 580 alojamentos, que equivale a cerca de 864 habitantes.
Já no concelho de Soure, está prevista a construção da primeira fase da rede de águas residuais de Simões, Lourenços, Mogadouro, Marco do Sul e o seu encaminhamento para o emissário de ligação à ETAR de Almagreira, no montante de 1.751.779,71 euros, que inclui a construção de 14 km de coletores, quatro estações elevatórias e 5,6 km de condutas elevatórias.
No âmbito desta empreitada, está incluída também a execução do subsistema de drenagem de águas residuais domésticas na freguesia de Samuel, das localidades de Coles de Samuel, Marco de Samuel, Casalinho, Palhais e Cardal.
O projeto prevê a construção de 10,79 km de rede de saneamento naquelas povoações, assim como a execução de três estações elevatórias, condutas elevatórias e a conceção/construção de uma ETAR em Valada.
Nos três municípios, a ABMG vai investir cerca de 1,2 milhões de euros em obras de controlo e redução de perdas de água da rede de abastecimento, que implica a substituição de condutas de água, aquisição de equipamentos de monitorização e medição de caudais, aquisição de novos ‘softwares’ para telegestão/telemetria e equipamentos de deteção de fugas.
A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara é uma empresa intermunicipal criada pelos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure com o objetivo de assegurar o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais para um universo de cerca de 30 mil clientes e 53 mil habitantes.
Agência LUSA
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM