O Município de Pombal, com a reprogramação física, financeira e temporal agora aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) garante a drenagem das águas residuais de 363 novas habitações com ligação à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Louriçal.
Em causa está a reprogramação da operação relativa à rede de drenagem dos lugares de Outeiro do Louriçal e Foitos, que permitiu elevar o financiamento inicialmente aprovada de mais de 1 milhão de euros para 2 milhões de euros associado a um investimento total de 5 milhões de euros.
Associada nesta reprogramação, a operação passou a abranger também na construção do emissário Carnide – Ilha – Louriçal e a Estação Elevatória de S. João das Tábuas, em alternativa ao redimensionamento da Estação Elevatória de Casais Loureiros.
Esta solução resulta da deslocalização da Estação Elevatória de Casais Loureiros e permitirá, a partir de um único ponto, elevar a totalidade das águas residuais de um subsistema muito mais abrangente, o Emissário Carnide – Ilha – Louriçal conjuntamente com as provenientes do subsistema de Carriço, ao qual as redes dos lugares de Foitos e Outeiro do Louriçal também afluem.
A reprogramação financeira inclui a substituição de duas pequenas estações elevatórias para elevação dos efluentes de Outeiro do Louriçal e Foitos por um sub-emissário gravítico, que alternativamente à solução inicialmente prevista não implicará consumo energético inerente ao respetivo funcionamento.
Da integração das alterações atrás referidas, a operação permitirá, de imediato, garantir a drenagem das águas residuais de cerca de 2 167 habitações e num futuro próximo, viabilizará também o encaminhamento dos efluentes de mais cerca de 2 530 novas ligações, de obras novas em processo de contratação, as quais ficarão imediatamente ligadas e com tratamento assegurado na ETAR do Louriçal.
Na mesma candidatura e para além da referida operação, o Município de Pombal candidatou ao POSEUR, e já com aprovação, mais duas operações na área do saneamento de águas residuais, cujo montante global de comparticipação do Fundo de Coesão maximizou o montante de financiamento, num total de 3 milhões de euros.
A operação da Rede de Saneamento dos lugares de Casal Velho, Roussa, Crespos, Cavadinha e Pinheirinho, com um custo total de mais de 1 milhão de eruos obteve um apoio total de fundos comunitários de 800 000 euros.
Já a Rede de Drenagem dos lugares de Outeiro da Cruz, Moutinhas, Remessa e Barrigueira, apresentou um custo total de 215 000 euros com um apoio total aprovado de 120 000 euros.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM