O Município de Ansião realizou, entre 10 e 15 de novembro, o II Congresso Bolota de Sicó com o objectivo de consciencializar a população para a importância da preservação da floresta autóctone, em particular, do carvalho, árvore por excelência do concelho, por integrar o
Parque Intermunicipal Algarinho-Gramatinha-Ariques, conhecido como a maior mancha de cerquinho (quercus faginea) da Europa.
O programa arrancou no Dia Mundial da Bolota com uma acção de sensibilização “Semeia uma bolota e faz nascer um carvalho” nas escolas, com a entrega simbólica, pelo Presidente da Câmara e Vereadores da Educação e do Ambiente, de bolotas a toda a comunidade escolar,
tendo-se seguido, nas instituições de solidariedade social do concelho, a ação “Vamos plantar um carvalho na nossa instituição” com a oferta de um carvalho. Através dos canais digitais do município, foram transmitidos o workshop “Sementeira de bolotas em vasos”, pela Associação Florestal de Ansião; a reportagem “Bolota: o passado no presente”, realizada pela Ansião TV no âmbito do I Congresso Bolota de Sicó, em 2019; e a oficina de culinária “A Bolota à Mesa”, por Lurdes Simões, criadora das lesmas de bolota, um novo produto disponível no Posto de Turismo de Ansião e no Complexo Monumental de Santiago da Guarda. Também em cima da mesa, ainda que virtualmente, a bolota foi o tema do colóquio “Dinamização territorial da região de Sicó através da fileira de bolota”, que contou com a participação de António José Domingues, Presidente da Câmara Municipal de Ansião; João Paulo Forte, da Montante Consultoria; Pedro Bingre do Amaral, do Instituto Politécnico de Coimbra; Ana Fonseca, da Confraria da Bolota; e José Luís Araújo, da| VIPA 1051. Tratou-se de um conjunto de iniciativas que deu enfoque também às potencialidades da bolota, não apenas gastronómicas, mas também para o desenvolvimento do território, cujas características cársicas propiciam uma diversidade e uma abundância de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, de que se destaca o carvalho.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM