A delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa foi uma das 27 entidades vencedoras da 7.ª edição do Prémio BPI “la Caixa” Sénior, pelo seu projecto “ALLMA Snoez”.
Trata-se da utilização da terapia “Snoezelan”, que é multi-sensorial, pelo que, “através de música ou do tacto e da visão, permite estimular os utentes com demência”.
O “ALLMA Snoez” é um projecto holandês, fundado nos anos 70, sendo difundido em várias instituições como lares de idosos.
Em Coimbra, destina-se a 30 idosos com demência, residentes na cidade, e que “se encontram em situação de vulnerabilidade social”, consistindo na criação de um espaço ‘Snoezelan’ agradável, no domicílio dos utentes, proporcionando-lhes maior conforto e cuidados individualizados.
O que se pretende é “estimular as partes cognitiva e sensorial dos idosos através de jogos de memória, de atenção, palavras cruzadas ou outras técnicas que serão sempre adaptadas às necessidades e gostos dos utentes”, revela a Cáritas, adiantando que o objectivo passa, também, pela promoção da “humanização dos cuidados de saúde e melhoria da qualidade de vida do idoso com demência, através da prestação de cuidados individualizados e integrais ao domicílio, bem como promover a autonomia e o bem-estar físico de pessoas com demência”, podendo ainda esta terapia ser usufruída por pessoas acamadas.
O projecto estende-se, igualmente, a cerca de 60 cuidadores informais, para além de um total de 150 cuidadores formais.
O prémio atribuído à Cruz Vermelha de Coimbra tem o valor de 30 910 euros.
Criado em 2013, o Prémio “Seniores do BPI” e Fundação “la Caixa” já atribuiu 3,75 milhões de euros, distribuídos por 167 projectos de Norte a Sul do País e Ilhas.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM