COIMBRA,5 de Março de 2024

Unidade de Saúde de Taveiro é a primeira candidatura ao PRR aprovada em Coimbra

28 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Unidade de Saúde de Taveiro é a primeira candidatura ao PRR aprovada em Coimbra

A candidatura da Câmara de Coimbra ao Plano de Recuperação e Resiliência para a requalificação da Unidade de Saúde de Taveiro, no valor de 718.766 euros, foi aprovada, sendo a primeira no âmbito do PRR.

A aprovação foi anunciada, segunda-feira, na reunião do Executivo camarário, pelo vereador com o pelouro da Economia, Contabilidade e Finanças, Miguel Fonseca, quer também fez um balanço das restantes candidaturas em curso.

“Quero começar por vos informar, com grande satisfação, que Coimbra viu ser aprovada a primeira candidatura apresentada ao PRR. Tomámos conhecimento, na semana passada, que a requalificação da Unidade de Saúde de Taveiro terá um financiamento a 100%”, disse Miguel Fonseca, acrescentando que “a obra, que já se encontra em curso, corresponde a um investimento no montante global de 718.766 euros e, quando concretizada, irá responder a um anseio antigo da população de Taveiro”.

Recorde-se que a 25 de Maio de 2022 foi consignada a obra de requalificação da Casa da Criança, de forma que esta venha a acolher a Extensão de Saúde de Taveiro e o Abrigo de Emergência Municipal, com um valor total de 756.691 euros.

A candidatura é referente à meta i1.08 – “Requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais”, enquadrada no Investimento RE-C01-i01 – “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas” da Componente 1 do PRR, e concretiza-se na requalificação da Unidade de Saúde de Taveiro.

Ainda no âmbito do PRR, o vereador da Economia deu conta da recente submissão da candidatura conjunta da Câmara Municipal de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e da associação de desenvolvimento local CoimbraMaisFuturo à segunda fase da linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais”, na componente que visa reforçar a digitalização das empresas e recuperar o atraso face ao processo de transição digital. O montante global desta candidatura é de 1.455.608 euros, com financiamento a 100%.

Com o nome @Baixa Coimbra, a candidatura pretende transformar esta zona da cidade num verdadeiro centro comercial ao ar livre, reconectado e adaptado às novas tendências do consumo e materializar a visão estratégica para a criação de uma Baixa de Coimbra 4.0.

“Estou seguro de que esta candidatura irá dar um contributo decisivo para a transformação do centro histórico da cidade. A ser aceite, algo que estamos plenamente convictos que acontecerá, esta candidatura funcionará como um acelerador para a transformação da Baixa que temos em curso”, afirmou o vereador que tem também os pelouros do Empreendedorismo, Investimento e Emprego.

No que se refere à habitação, e no âmbito do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, o Município submeteu já quatro candidaturas no montante global de 4.078.104 euros, com financiamento a 100%: uma candidatura no valor de 381.584 euros para a reabilitação de 17 fogos no Planalto do Ingote; outra de 953.282 euros para a reabilitação de 30 fogos no Bairro do Ingote; para reabilitação de 23 fogos no Bairro da Rosa foi submetida uma candidatura no montante de 817.301 euros e para reabilitação de 52 fogos também no Bairro da Rosa foi submetida uma candidatura no valor de 1.925936 euros.

No que concerne a respostas sociais, a Câmara de Coimbra apresentou três candidaturas no montante global de 1.011711 euros, destacando-se os projectos Coimbra Acessível para a envolvente do Estádio Cidade de Coimbra e para a requalificação da Praça Mestre Pêro e Rua Filipe Terzi.

Por outro lado, está também a ser canalizado financiamento do PRR para o concelho de Coimbra através de contratos interadministrativos de cooperação entre o Município e a tutela na componente Cultura, com dois contratos de financiamento já assinados e um contrato a aguardar assinatura.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM