COIMBRA,1 de Março de 2024

Tabuleiro inferior da Ponte-Açude reabre a trânsito automóvel em Coimbra

29 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Tabuleiro inferior da Ponte-Açude reabre a trânsito automóvel em Coimbra

Nesta sexta-feira, dia 29, será reaberto o trânsito automóvel no tabuleiro inferior da Ponte-Açude, bem como entre o acesso sul do tabuleiro inferior e a rotunda de acesso sul do túnel do Choupal (Av. Cidade Aeminium).

Segundo a Águas do Centro Litoral (AdCL), esta reabertura foi possível após a conclusão das fases 1 e 2 das Ligações Finais da empreitada de execução de “Conduta Adutora até ao Açude/Ponte e Emissário do Sector Central I – Troço entre a Estação Nova e o Açude/Ponte”, que integrará o Sistema Adutor da Boavista – Sector Central I, no que respeita ao Abastecimento de Água, e o Sistema de Drenagem de Águas Residuais do Choupal, no que respeita a Águas Residuais, em Coimbra.

A fase 3 das Ligações Finais desta empreitada encontra-se prevista para o final do primeiro trimestre de 2024, que implicará alguns constrangimentos de trânsito na zona entre da rotunda de acesso sul do túnel do Choupal (Av. Cidade Aeminium), com trânsito sujeito a demora, devido aos trabalhos em curso, mas sem corte de circulação automóvel.

Esta empreitada cujo investimento ronda os 1,75 milhões de euros, co-financiado pelo POSEUR, tem como objectivo a conclusão das infra-estruturas dos “sistemas em alta” de abastecimento de água e drenagem de águas residuais, que constituem o designado Sector Central I, em Coimbra, no troço compreendido entre a Estação Nova e a zona do Açude-Ponte, contemplando os seguintes trabalhos: Abastecimento de água – instalação de conduta adutora entre a Estação Nova e a zona da Ponte do Açude, numa extensão de cerca de 1,3 km, em ferro fundido dúctil, com um diâmetro DN 700mm; Saneamento de águas residuais – instalação de colector gravítico de ligação entre a o troço de Emissário em execução, junto à Estação Nova e o Emissário existente junto à Ponte do Açude, numa extensão de 1,05 km, em ferro fundido dúctil, com um diâmetro DN 900mm.

Estas obras dão continuidade aos trabalhos que decorrem entre a Praça 25 de Abril e a Estação Nova, no valor de aproximadamente 4,7 milhões de euros, realizada em parceria com a Infraestruturas de Portugal e com a Águas de Coimbra, num Agrupamento de Entidades Adjudicantes, e que inclui o troço inicial da Conduta Adutora e do Emissário e Sistema Elevatório de Águas Residuais.

Estas infra-estruturas visam o reforço da capacidade de abastecimento de água à Zona Norte e “baixa” da Cidade de Coimbra, bem como o reforço do abastecimento de água ao concelho da Mealhada, no que respeita à componente de abastecimento de água, e visam também a substituição do denominado Interceptor Geral da Cidade, infra-estrutura com mais de 60 anos, a qual apresenta um estado e condição deficitário, isto no que respeita à componente de Águas Residuais.

As duas empreitadas e respectivas fiscalizações são objecto de financiamento pelo POSEUR, com uma taxa de comparticipação de 85%.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM