A Escola 3/Secundária Martinho Árias, em Soure, recebe, a partir de hoje, o seminário nacional Eco-Escolas 2023, um encontro que servirá para debater e formar profissionais de educação de todo o país sobre o ambiente e sustentabilidade.
O evento, que decorre até domingo, destina-se a profissionais de educação, como, por exemplo, professores, assistentes operacionais, assim como técnicos de municípios parceiros.
O presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, explicou que esta iniciativa é uma aposta “a longo prazo”, já que é necessário trabalhar com os “profissionais, nomeadamente os professores, para trabalharem com o seu público-alvo, que são as crianças, no pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, secundário, para que o comportamento da sociedade inverta o caminho que tem vindo a trilhar nos últimos anos”, no âmbito da sustentabilidade.
“Prescindimos de qualquer outro evento que nos pudesse projectar do ponto de vista mediático, para apostar naquilo que é uma aposta que andamos a fazer há anos”, frisou.
O Município de Soure, no distrito de Coimbra, foi o primeiro a participar numa Eco-Mostra, é um Município 100% Eco-Escolas, conseguiu o galardão “Município ECOXXI” e espera que ser um Município 100% Eco-Freguesia.
O convite de Soure para anfitrião e co-organizador deste seminário nacional surgiu na sequência deste trabalho realizado, apontou a coordenadora nacional do programa Eco-Escolas, Margarida Gomes.
O evento constitui-se como um momento de actualização, aprendizagem e partilha de experiências entre todos os participantes, servindo também para apoiar as escolas na implementação dos projectos e desafios para este ano lectivo.
Todos os interessados podem visitar o espaço que terá um fluviário – uma mostra móvel do ecossistema dos rios, assim como visitar a Eco-Mostra, onde estarão representadas várias entidades.
“A escola é um espaço de conhecimento e este seminário é uma evidência disso, sobretudo com a particularidade de a Eco-Mostra ser aberta […] a toda a comunidade”, sublinhou a directora do Agrupamento de Escolas de Soure, Luísa Pereirinha.
A iniciativa, além de ‘workshops’ e que vai desenvolver vários temas relacionados com o ambiente, conta com exposições, assim como uma visita pelo património natural de Sicó, entre outras.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM