O almirante Silva Ribeiro, natural de Pombal, foi proposto pelo Governo ao Presidente da República para chefe do Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), em substituição do general Pina Monteiro a partir de 1 de Março, por este atingir o limite de idade e passar à reforma.
António Silva Ribeiro, de 60 anos, exerce o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada, desde Dezembro de 2016. Anteriormente, como oficial general, desempenhou as funções de director-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima, director-geral do Instituto Hidrográfico, sub-chefe do Estado-Maior da Armada, secretário do Conselho do Almirantado e vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.
Complementarmente à sua carreira militar, o almirante António Silva Ribeiro é um académico especializado nas áreas de Estratégia, Ciência Política e História.
O provável futuro CEMGFA ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais. Foi promovido ao posto de guarda-marinha em 1978 e especializou-se em Hidrografia. Possui o doutoramento em Ciência Política e o mestrado em Estratégia. Lecciona e supervisiona investigações em algumas das principais universidades e centros de investigação de Portugal. Tem uma extensa obra publicada e é orador habitual em conferências sobre Assuntos Militares e Políticos, Relações Internacionais e Estratégia.
Entre o vasto rol de louvores e condecorações, Silva Ribeiro foi agraciado com a Medalha de Prestígio e Carreira atribuída pela Câmara Municipal de Pombal – grau Ouro, em 2012.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM