O Município de Pombal e a Infraestruturas de Portugal (IP) vão avançar com a requalificação do IC2, entre as Meirinhas e a cidade de Pombal.
A Câmara Municipal de Pombal aprovou a minuta de contrato que estabelece as responsabilidades do Município e da IP no desenvolvimento do projecto necessário à concretização da requalificação do IC2 no concelho de Pombal, informou a autarquia numa nota de imprensa.
O projecto preconiza uma intervenção entre as Meirinhas e Pombal, entre os quilómetros 136,7 e 148,5. De acordo com o contrato, o desenvolvimento do projecto de execução da referida obra está a cargo da autarquia e “incluirá a reformulação de várias intersecções ao longo desse percurso, soluções estas que foram sempre reclamadas pelo Município, e que se pretende venham a incutir uma melhoria da segurança dos peões e dos automobilistas”.
A requalificação do lC2 no concelho de Pombal é uma reivindicação antiga, tendo juntado há quase um ano vários autarcas e populares do concelho numa marcha lenta naquela via, contra “o número crescente de acidentes com vítimas mortais neste troço” e “a falta de soluções para aqueles que são considerados os pontos mais negros desta estrada, no que toca à segurança e bem-estar dos automobilistas e das populações”.
Segundo a Câmara Municipal, “após negociações, a IP acedeu aos pedidos dos autarcas de Pombal e abriu a porta a melhorias no projecto que já tinha sido apresentado para o IC2 e que em Pombal não preconizava soluções de segurança e de circulação de pessoas e veículos”.
O limite máximo para o custo deste projecto é de 134.000 euros.
Passagem desnivelada inferior
Entretanto, na última reunião de Assembleia Municipal, que decorreu a 9 de Fevereiro, o presidente da Junta de Freguesia de Pombal, Pedro Pimpão, defendeu a intervenção do IC2 e uma passagem desnivelada inferior junto à Rua do Seixo.
No âmbito do anunciado protocolo a estabelecer entre o Município de Pombal e a Infraestruturas de Portugal (IP) para realização de um projecto de execução de requalificação do IC2, Pedro Pimpão destacou a “importância e pertinência” desta requalificação do IC2 entre Leiria e Coimbra, considerando que esta é uma “reivindicação antiga da região” e que “é urgente para diminuir os trágicos números da sinistralidade rodoviária verificados neste troço”.
Na sua intervenção, Pedro Pimpão apelou aos “impactos positivos no melhoramento desta via” que é “verdadeiramente estruturante para o desenvolvimento de toda a região”, realçando que, no âmbito da execução deste projecto “devem ser eliminados pontos negros que estão devidamente identificados, nomeadamente, junto à Rua do Seixo em Pombal, onde há muito tempo se defende a construção de uma passagem desnivelada inferior para peões”.
Esta intervenção foi realizada no período antes da ordem do dia da última reunião ordinária de Assembleia Municipal de Pombal. Na resposta à questão formulada por Pedro Pimpão, o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, referiu que vai envolver os respectivos presidentes de Junta de Freguesia no desenrolar deste processo e que importa agora colocar a máxima atenção no projecto de execução.
Ainda no que respeita ao projecto de execução, Diogo Mateus salientou que o Município de Pombal não deixará de assumir as suas responsabilidades próprias na resolução de pontos negros identificados neste troço do IC2, dando como exemplo a construção de passagens desniveladas inferiores para peões, nomeadamente junto à Rua do Seixo e nas Meirinhas que podem ser assumidas pelo próprio Município em defesa da segurança dos cidadãos.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM