COIMBRA,13 de Abril de 2024

Região de Coimbra reclama medidas concretas para combater vespa velutina

13 de Setembro 2018 Rádio Regional do Centro: Região de Coimbra reclama medidas concretas para combater vespa velutina

 A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra exigiu hoje “medidas concretas para o combate à praga da vespa velutina” e “alertou para a necessidade da existência de uma estratégia eficaz na vigilância, prevenção e controlo desta espécie asiática”.

Em comunicado , a Região de Coimbra diz que o “problema da vespa velutina (ou vespa asiática) coloca em causa a segurança da população, afecta a biodiversidade, agricultura, ambiente e florestas, com consequências nefastas particularmente na apicultura, em que se regista a destruição de colmeias em vários locais, o que coloca em causa uma actividade relevante para o tecido económico” da região.

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra, que hoje esteve reunido, “vai solicitar ao Ministério da Agricultura medidas concretas para o combate à praga da vespa velutina, alertando para a necessidade da existência de uma estratégia eficaz na vigilância, prevenção e controlo desta espécie asiática”.

“Desde que foi designada espécie invasora, em 2014, é reconhecido que todas as medidas de combate à praga foram ineficazes, dando já uma ideia da complexidade exigida para conseguir resultados positivos”, recorda a entidade.

Por isso, a Região “reclama a criação imediata de mecanismos de combate à vespa velutina, avistada em muitas regiões do país, apesar das tentativas de controlo dos últimos dois anos de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, mas também para a saúde pública, porque, embora não sendo mais agressivas do que a espécie europeia, reagem de modo muito agressivo ao sentirem os ninhos ameaçados”.

LUSA

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM