COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Prémio J. Norberto Pires atribuído a projecto de tratamento de doente com epilepsia

6 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Prémio J. Norberto Pires atribuído a projecto de tratamento de doente com epilepsia

O projecto PkXplorer®Epi, de desenvolvimento de modelos de individualização posológica para doentes com epilepsia, é o vencedor da 2.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires, atribuído pela Universidade de Coimbra (UC). O galardão foi entregue esta terça-feira, dia 5, a Ana Fortuna e Joana Bicker, docentes da Faculdade de Farmácia da UC e investigadoras do Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT) responsáveis pelo projecto, durante o evento Inovação@UC, realizado no Convento São Francisco.

O projecto PkXplorer®Epi vem dar resposta à inexistência de modelos de individualização posológica (PopPK) para doentes com epilepsia que sejam medicados com anticonvulsivantes de nova geração, como o levetiracetam e o perampanel. Estes modelos permitem determinar, com elevada precisão, a dose de medicamento adequada para cada doente (ajustando-se às suas características individuais, através de biomarcadores predefinidos – como as concentrações plasmáticas ou salivares do fármaco e/ou seus metabolitos).

Em conjunto com o seu grupo de investigação, as docentes e investigadoras desenvolveram três técnicas analíticas inovadoras para quantificar anticonvulsivantes de nova geração, duas em plasma humano e uma em saliva humana, tendo também criado o primeiro modelo PopPK de individualização posológica de perampanel em doentes adultos diagnosticados com epilepsia farmacorresistente. Agora, têm como objetivo integrar os modelos desenvolvidos numa aplicação informática, que possa ser usada pelos profissionais de saúde na personalização do tratamento anticonvulsivante e expandir para outros grupos farmacoterapêuticos.

Esta solução permitirá promover tratamentos mais eficazes e seguros num menor período de tempo, diminuindo os riscos de efeito subterapêutico e de toxicidade. “A ausência de modelos de individualização posológica em doentes com epilepsia refractária, assim como a demonstração da aplicação e relevância da nossa invenção na prática clínica, elevam o valor do projeto PkXplorer®Epi, cuja continuidade proporcionará uma melhor e sustentada terapêutica anticonvulsivante, uma melhoria da qualidade de vida da/o doente e redução dos custos de saúde e sociais”, declaram Ana Fortuna e Joana Bicker.

“O projecto vencedor destacou-se entre um elevado número de candidaturas de grande qualidade que foram propostas, o que realça o seu mérito”, declara o Vice-Reitor da UC, Luís Neves, que presidiu ao júri que atribuiu o galardão.

“Uma vez mais mostra-se que o conhecimento produzido pela Universidade de Coimbra resulta em soluções inovadoras de grande impacto para os problemas da sociedade”, afirma o Coordenador da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade do Conselho Geral da UC (entidade que propôs a criação da distinção), Alcino Lavrador.

O Prémio Inovação J. Norberto Pires visa estimular e reconhecer iniciativas inovadoras concebidas e desenvolvidas por alunos, funcionários, docentes ou investigadores da Universidade de Coimbra (ou que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional a esta instituição), constituindo uma homenagem a Joaquim Norberto Pires, pela sua excepcional contribuição para a inovação na Universidade de Coimbra. O galardão, entregue anualmente, contempla a atribuição de um diploma e uma recompensa no valor de 6.000 euros.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM