COIMBRA,13 de Abril de 2024

Pombal: Seis dias de festa rija em Abiul

2 de Agosto 2018 Rádio Regional do Centro: Pombal: Seis dias de festa rija em Abiul

Animação é o que não vai faltar em Abiul entre amanhã e 14 de Agosto. A Junta de Freguesia local promove a Tradicional Feira Taurina inserida nas Centenárias Festas do Bodo, que arrancam esta sexta-feira (3). As corridas de touros realizam-se nos dias 4, 5 e 14, naquela que é conhecida como a mais antiga praça de touros de Portugal.

Até 14 de Agosto, Abiul afirma-se como a capital das corridas de touros com um programa de festas que inclui duas corridas à portuguesa e uma corrida mista, que contam com nove cavaleiros e cinco grupos de forcados.

O primeiro espectáculo de tauromaquia está agendado para as 18h30 deste sábado (4). A Praça de Touros de Abiul acolhe a Corrida à Portuguesa com os cavaleiros Vítor Ribeiro, Manuel Telles Bastos e Miguel Moura, que vão tourear os touros de Jorge Mendes. As tradicionais pegas estão a cargo dos Forcados Amadores de Alter do Chão e Amadores de Coimbra.

No dia seguinte (domingo, 5), à mesma hora, acontece uma Corrida Mista com lide a cavalo de Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas e apeada do matador Octavio Chacón. Por sua vez, os Forcados Amadores de Évora farão as pegas dos toiros da divisa Murteira Grave.

A Tradicional Feira Taurina de Abiul termina na noite de 14 de Agosto (22h00) com mais uma Corrida à Portuguesa, desta feita com os cavaleiros Luís Rouxinol, Rui Fernandes e João Ribeiro Telles. Os Forcados Amadores de Alcochete e Aposento da Chamusca responsabilizam-se por fazer a pega dos touros da divisa David Ribeiro Telles.

À espera de milhares de visitantes, aquela vila do concelho de Pombal vai reviver as tradições taurinas durante as festas em honra de Nossa Senhora das Neves (Bodo de Abiul), que se realizam de 3 a 6 de Agosto. Arraiais populares, folclore, fado, artesanato, “Feira dos 6” e cerimónias religiosas animam os quatro dias de festividades, que contam com algumas novidades.

A abertura do Bodo de Abiul, com a presença das entidades oficiais, está marcada para as 19h30 de amanhã (sexta-feira, 3), seguindo-se o 1.º Festival de Ranchos Infantis, que decorre no Largo da Praça Velha (21h00). A noite continua aos ritmos da Banda Overflow, do Karaoke com Dj i’AM e do Dj L’Ttux.

As actividades de sábado (4) começam com a abertura do artesanato (12h00) e terminam com um baile com Duo Musical Tomané (22h00).

No domingo (5), o programa arranca logo de manhã com a “Feira dos 6” (8h00), mas o destaque do dia vai para as cerimónias religiosas que incluem uma arruada pela Banda Filarmónica da Ilha, a missa em honra de Nossa Senhora das Neves e uma procissão. À noite, John Mitchell convida a um pezinho de dança num baile que promete durar até de madrugada.

As festas em honra de Nossa Senhora das Neves terminam na segunda-feira (6) com uma noite de fados (22h30) e um baile animado por Bruno Pirikito (00h00).

O Bodo de Abiul até pode ficar por aqui, mas as actividades para o mês de Agosto continuam com um Passeio de Motas, que se faz à estrada no domingo (12), com início às 8h30 junto à Praça de Toiros. Por fim, um baile com grupo musical PA3, na noite de 14 de Agosto, encerra a programação das festas 2018.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM