COIMBRA,25 de Abril de 2024

Pombal: Feira Nacional de Artesanato anima-se com Pedro Mafama e Chef Duro

18 de Setembro 2023 Rádio Regional do Centro: Pombal: Feira Nacional de Artesanato anima-se com Pedro Mafama e Chef Duro

Pedro Mafama e Chef Duro & Seus Adversários são as grandes atracções da edição deste ano da XXVIII Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal, que se realizam de 22 a 24 de Setembro no Expocentro, Centro Municipal de Exposições de Pombal. O certame junta perto de duas centenas de artesãos, oriundos de “várias regiões do país”, revela a autarquia.

Couro, porcelana, madeira, tecido, vime ou ferro… há opções para todos os gostos, naquela que é uma das principais mostras de artesanato do país. O evento tem como objectivos ”valorizar o artesanato nacional, pela sua importância cultural, económica e social, promover a divulgação e comercialização do artesanato nacional, nas vertentes tradicional e contemporânea”, assim como “fomentar o aparecimento de jovens artesãos e de novas actividades na área dos ofícios tradicionais, e envolver a comunidade pombalense na dinamização de iniciativas de cariz educativo, de animação e de promoção de produtos locais, ao nível do turismo e da gastronomia”.

Para além dos artesãos vindos das várias regiões do país, a organização, a cargo do Município de Pombal, em conjunto com a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom) dá enfoque aos “expositores de produtos regionais e locais”, com destaque para a presença da Associação Terras de Sicó, e dos artesãos do concelho, representados pela Associação de Artesãos de Pombal (ADAP).

De acordo com a autarquia, “a Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas assume-se como um evento que tem dois méritos muito importantes” e que estão na sua génese, “o envolvimento entusiasta da comunidade e a promoção do território a nível regional e nacional”, assumindo Pombal como o “epicentro do que de melhor existe ao nível do artesanato no nosso país”.

Por outro lado, o certame tem também uma componente de promoção gastronómica, contando “com tasquinhas, representativas das diversas freguesias do concelho, promovendo as melhores iguarias de cada um dos territórios”. Por ali, há tortulho confeccionado de várias formas, bife de toiro, receitas tradicionais de bacalhau, carneiro, arroz de cabidela e javali, sem esquecer as deliciosas sobremesas regionais.

O programa é vasto, com vários motivos de atractividade. Para além da animação em itinerância no recinto do certame e dos espectáculos musicais previstos, no domingo (24), “o território será promovido para todo o mundo através da emissão, em directo, do programa Aqui Portugal, da RTP”.

Haverá arruadas, bailes populares e DJ. Na sexta-feira (22), actua o grupo Concertinas do Marquês e o grupo Cantar D’ Amigos, da Silveirinha Grande (Carriço). A noite fica reservada ao artista Pedro Mafama, que acaba de lançar ‘Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente’, o seu disco de bailes, rumbas e marchas. Nesta senda, segue-se baile popular ao som de Graciano Ricardo.

No sábado (23), as portas da Expocentro abrem-se pelas 12h00, sendo que a animação com o Amigos do Bombos e a apresentação dos Gigantones, acompanhados pelos gaiteiros Os Canários. A animação nocturna arranca ao som dos ansianenses Chef Duro & Seus Adversários e termina, pelas 03h00, com DJ Vito.

No último dia (24) de Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal as portas voltam a abrir-se ao meio-dia, para que os visitantes possam aproveitar a oportunidade de degustar os sabores tradicionais da região num almoço domingueiro. A tarde de animação fica a cargo do grupo de Miranda do Corvo, Bombos e Tombos e dos Gigantones. As actuações musicais terminam com o já conhecido grupo Toca Sem Dó.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]

Fonte: Jornal Terras de Sicó

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM