COIMBRA,13 de Junho de 2024

Politécnico de Coimbra defende maior partilha entre docentes e estudantes de vários países

28 de Maio 2024 Rádio Regional do Centro: Politécnico de Coimbra defende maior partilha entre docentes e estudantes de vários países

Maior partilha entre docentes e estudantes de diferentes países, línguas e culturas dá resposta aos desafios europeus do ensino superior nacional e o programa Erasmus+ pode ser a solução.
Esta foi uma das conclusões do debate sobre mobilidade internacional, no âmbito da semana internacional Erasmus+ Global Week, coordenada pelo Instituto Politécnico de Coimbra.
No debate, o orador responsável pelo Ensino Superior na Agência Nacional Erasmus+ Portugal Educação e Formação, Gustavo Alva Rosa, defendeu que o ensino superior tem de dar resposta aos desafios da transição digital e sustentabilidade e uma das formas de o fazer é através de programas intensivos de mobilidade mista e virtual, que promovem a partilha entre docentes e estudantes a nível global.
Um dos exemplos dados é o Collaborative Online International Learning (COIL). Os projetos COIL implicam uma parceria entre docentes de diferentes países, por forma a proporcionar aos estudantes a oportunidade de colaborarem em ambiente online. Os estudantes são organizados em equipas multinacionais para desenvolverem tarefas predefinidas que combinam momentos de trabalho síncronos e assíncronos. Estas tarefas podem assumir diversos formatos, desde que enquadráveis nos objectivos pedagógicos e nas propostas de avaliação das Unidades Curriculares (UC) envolvidas. Os projectos poderão ser de curta duração ou serem programadas para todo um semestre. O Politécnico de Coimbra já está a desenvolver, em conjunto com IES brasileiras, este tipo de iniciativa.
Luciane Stallivieri, professora na Universidade Federal de Santa Catarina e investigadora na área das relações internacionais, reforçou que é necessário “fortalecer a mentalidade de toda a comunidade da instituição e promover a internacionalização a um nível global e não apenas ao nível dos gabinetes”.
A pró-presidente do IPC e responsável pelas Relações Internacionais, Maria João Cardoso, acrescentou que: “a internacionalização e a sustentabilidade são assuntos actuais e desafiantes, pelo que é importante considerar a grande evolução do mundo e trazer o tema para o nosso meio académico”.
A Erasmus+ Global Week 2024, subordinada ao tema “Mobility Innovation”, decorreu de 20 a 24 de Maio e envolveu ainda outras actividades, nomeadamente uma feira internacional com parceiros do IPC presentes na iniciativa, workshops, um piquenique e visitas guiadas a espaços da região.
O encontro reuniu mais de 30 participantes das nações internacionais dos parceiros do IPC, provenientes de 16 países que representam 21 instituições de ensino europeias e não europeias (como do Brasil, da Malásia, da Geórgia e de Cabo Verde).
O programa cultural da Erasmus+ Global Week 2024 contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Coimbra, nomeadamente com uma visita guiada no espaço do Convento de São Francisco e um breve apontamento musical, e da Câmara Municipal de Cantanhede, através da coorganização de uma visita à região gandaresa.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM