A organização da Feira Medieval de Penela decidiu cancelar a ceia medieval marcada hoje à noite, devido ao estado do tempo.
“As condições climatéricas não são as melhores e não vamos arriscar, uma vez que a ceia decorreria ao ar livre no Castelo”, justificou Luís Matias, presidente da Câmara Municipal, autarquia que a par do Agrupamento de Escola Infante D. Pedro e respectiva Associação de Pais promovem o evento.
Apesar da contrariedade no arranque da segunda feira medieval mais antiga do pais, o evento decorrerá amanhã e domingo, na Castelo e no centro histórico da vila, com recriações, cenários da época, danças e animação musical, e ainda os comes e bebes que aconchegam o estômago dos visitantes.
Segundo Luís Matias, a feira procura, “além da valorização do nosso património distintivo e diferenciador, como é o castelo e o casco histórico da vila, dinamizar a economia local, uma vez que vamos ter a oportunidade de comprar os nossos produtos e esse é um activo que não queremos perder”.
No âmbito do certame, amanhã, Maria Helena da Cruz Coelho, professora catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, profere, pelas 15h30, a conferência “As feiras de Penela no contexto das feiras medievais portuguesas”. Num dia dedicada à recreação histórica da feira medieval de Penela, o visitante terá oportunidade de ouvir falar a reputada medievalista sobre o papel das feiras na materialidade das trocas de produtos e na imaterialidade da festa, do lazer e do encontro dos homens.
A iniciativa insere-se no Ciclo de Seminários do Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut, cujo espaço acolhe a iniciativa.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM