Açude da Volta, em Alvoco das Várzeas
As zonas ribeirinhas de Oliveira do Hospital afectadas pelos fogos de 2017 estão a ser reabilitadas ao abrigo de um programa que prevê uma despesa de 450 000 euros, anunciou, hoje, a Câmara Municipal.
“Estão a ser realizados vários investimentos na rede hidrográfica do concelho”, refere em a autarquia presidida por José Carlos Alexandrino, ao explicar que a intervenção resulta de um protocolo de colaboração celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Com o financiamento suportado na totalidade pelo Fundo Ambiental, por intermédio da APA, o projecto permite intervir “em zonas afectadas pelos incêndios de 15 de Outubro de 2017, como praias fluviais, açudes e outro tipo de infraestruturas” das zonas ribeirinhas do concelho.
“A preservação da rede hidrográfica do concelho e dos ecossistemas é absolutamente fundamental para a promoção do turismo de natureza”, afirma José Carlos Alexandrino.
O plano prevê, ainda, intervenções em margens e taludes dos cursos de água, “tendo em vista a diminuição do risco de erosão e a minimização do efeito das cheias e inundações”.
No território de Oliveira do Hospital “destacam-se interessantes galerias ripícolas com corredores ecológicos, acompanhando linhas de água”, indica o autarca, destacando, igualmente, que “uma rede hidrográfica limpa é uma importante barreira na propagação de incêndios”.
A elaboração dos projectos é da responsabilidade da APA. As obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos, que decorrem nos rios Mondego, Alva, Alvoco, Seia e Cobral, são concluídas este ano.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM