Autarquias e autoridades de transportes dispõem, a partir de hoje, de três novas linhas de financiamento para melhoria da mobilidade flexível e modernização tecnológica, anunciou o Governo.
O montante disponibilizado é superior a um milhão de euros.
As três linhas de financiamento são provenientes do Fundo para o Serviço Público de Transportes e destinam-se a comunidades intermunicipais, municípios e operadores de transporte colectivo.
Em declarações à Agência Lusa, o secretário de Estado José Mendes explicou tratar-se de linhas de financiamento que “permitem apoiar o processo de capacitação das autoridades de transporte, projectos para a implementação de transporte flexível em zonas de baixa densidade, bem como a aquisição de sistemas e aplicações electrónicas de informação e serviço ao público”.
Para apoio à implementação de transporte flexível serão disponibilizados 500 000 euros, destinados ao desenvolvimento de aplicações ou plataformas electrónicas, para gestão de pedidos.
Quanto à capacitação das autoridades de transporte, o apoio previsto é de 300 000 euros, para contratualização de serviço, que abrange assessoria técnica, ações de formação e implementação de sistemas.
As candidaturas podem abranger, ainda, a realização de projectos e estudos sobre procura, gestão de percursos, capacidade de oferta e modelo de financiamento do serviço destinado a zonas dispersas e de baixa densidade populacional.
Este pacote de apoio contempla também uma linha de financiamento de 350 000 euros, destinada a municípios com operadores internos e operadores de serviço de transporte colectivo de passageiros.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM