Uma manifestação assinala, quinta-feira, em Coimbra, o 45º. aniversário de 25 de Abril, data em que o anterior regime foi deposto pelo Movimento das Forças Armadas.
A concentração dos participantes irá ocorrer na praça da República, pelas 15h00, sob o lema “Continuar a luta é a melhor homenagem”.
Segundo o Ateneu de Coimbra, as “comemorações populares” da efeméride mobilizam meia centena de associações culturais e artísticas, sindicatos, «repúblicas» de estudantes e outras entidades da sociedade civil.
Ao invés da “celebração mecânica de uma efeméride”, as organizações promotoras pretendem “prosseguir na edificação de pontes entre gerações”.
De 27 a 30 de Abril, vai estar patente no Ateneu (largo da Sé Velha) uma exposição intitulada “Itinerários de conquistas e direitos das mulheres”, organizada pelo MDM/Coimbra.
“Coimbra: das crises académicas ao 25 de Abril” é o tema de uma sessão a realizar, sexta-feira (26) à noite, na sala de 17 de Abril do Departamento de Matemática da UC, organizada pela Real «república» Ay-ó-linda, a qual conta com as presenças de Avelãs Nunes, Sampaio da Nóvoa, Carlos Baptista e Jorge Seabra.
A 04 de Maio, por iniciativa do Centro de Documentação de 25 de Abril, Pierre Marie é o cicerone de um roteiro da “revolução dos cravos” em Coimbra, evento que tem como ponto de encontro a rua de Antero de Quental (onde funcionou a PIDE/DGS).
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM