Mais de cinco mil crianças da região Centro foram abrangidas pelas actividades promovidas no âmbito da campanha “Verão com Prevenção”. A iniciativa, promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC), visa alertar, particularmente os mais novos, para o risco da exposição desprotegida e incorrecta ao sol e teve lugar em várias praias fluviais e oceânicas, bem como em zonas urbanas de cidades, pertencentes a 10 concelhos da região Centro. Adicionalmente, foram realizadas 55 consultas de detecção precoce de lesões cutâneas.
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De 6 de Julho a 6 de Agosto, a campanha “Verão com Prevenção” voltou a colocar o cancro da pele no centro das atenções. O propósito da iniciativa mobilizou a região Centro – nomeadamente mais de cinco mil crianças – que respondeu com interesse e quis conhecer mais sobre os factores de risco para o cancro da pele, mostrando-se receptiva à promoção da adopção de comportamentos mais saudáveis e benéficos, além de ficar a conhecer mais sobre a actuação da LPCC neste âmbito.
O “Verão com Prevenção” é uma iniciativa do NRC.LPCC que conta com o apoio dos voluntários da instituição, em colaboração com os municípios e capitanias marítimas, destinado ao público em geral, interessado em saber mais sobre a exposição solar segura, mas, particularmente, às crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade.
No último dia da iniciativa na região Centro (6 de Agosto), na Praia da Barra, Ílhavo, o “Verão com Prevenção” contou com a presença do médico interno de Dermatovenereologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Dr. João Teixeira, que realizou 55 consultas de detecção precoce de lesões cutâneas às pessoas que cumprissem os requisitos pré-definidos: ter mais de 50 anos; historial de cancro de pele na família; mais de 50 sinais; pele e olhos claros; profissão com muita exposição ao sol.
De Aveiro a Ílhavo, passando pela Marinha Grande, Leiria, Pombal, Coimbra, Figueira da Foz, Castanheira de Pera, Vagos e Ovar, a campanha fez-se acompanhar, em alguns dos casos, da Airstream, o que potenciou o alcance desta iniciativa que visa a promoção de hábitos de exposição solar saudáveis e do diagnóstico precoce do cancro da pele.
De modo geral foram promovidas dinâmicas a vários níveis. No âmbito da Prevenção Primária, com a distribuição de folhetos informativos e materiais alusivos a uma exposição solar segura, nomeadamente: 2500 t-shirts da campanha de tecido denso e cor escura, 1000 chapéus de abas largas para adultos e crianças, 500 óculos escuros com protecção UV (ultravioleta), 1000 relógios com indicação da radiação UV, 3000 fitas de pulso com mensagens alusivas à protecção da pele, 400 lancheiras e 5000 cadernos “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão”. Esteve, igualmente, disponível aos veraneantes um dispensador de protector solar. Paralelamente, realizaram-se actividades especificas para crianças, como é o caso do jogo “Heróis do Sol Saudável” e havia, ainda, à disposição das crianças, o caderno de actividades “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão”. Já no que diz respeito à promoção da Prevenção Secundária foi dada a conhecer a regra do ABCDE que permite aprender a distinguir os sinais normais e os aqueles que representam risco.
Recorde-se que o cancro de pele continua a aumentar em Portugal. Dados recentes indicam que dois dos cancros mais frequentes, o basiloma e o carcinoma espinocelular, estão a aumentar entre 5% a 6% anualmente. Também a incidência do melanoma, o tipo de cancro de pele mais perigoso, tem aumentado de forma significativa (cerca de 7% por ano).
O cancro da pele pode ser detectado precocemente e o principal factor de risco é a exposição aos raios ultravioleta, para os quais existem factores de protecção. Este é o cancro mais frequente a nível mundial entre as populações de pele predominantemente clara e a sua ocorrência tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas. As estatísticas indicam que, por ano, surgem em Portugal cerca de 15.000 novos casos de cancro da pele, 1500 dos quais são melanomas.
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