O projecto INsmartLIN Kit, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, venceu esta tarde, em Oliveira do Hospital, a 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, nível secundário e profissional, promovido pela CIM Região de Coimbra.
Os alunos João Ricardo, Rafael Coelho e Sara Oliveira, sob orientação da professora Fátima Potró, criaram um kit inteligente para insulino-dependentes, constituído por um medidor de glicémia, uma caneta de insulina, uma bracelete inteligente e programada para alertar a necessidade de medição. O kit tem ainda código QR, através do qual é possível aceder a uma aplicação, possibilitando o registo de todos os resultados.
O projecto vencedor irá representar a CIM Região de Coimbra no Concurso Regional promovido pela CCDR Centro, em Junho, na Covilhã.
O júri atribuiu o 2.º e 3.º lugares, respectivamente, aos projectos Pastorellho, da EPTOLIVA, Pólo de Oliveira do Hospital, e Plano Total, da Escola Secundária Daniel de Matos, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares.
Pastorelho, da autoria do aluno Francisco Borges, sob orientação da professora Honorata Pereira, é um pastel, característico da Serra, elaborado a partir dos subprodutos da produção do queijo, nomeadamente, o soro de leite e da sua junção à bétula. O pastel apresenta um conjunto de efeitos bioactivos, resultantes das propriedades do soro de leite e do adoçante de bétula.
O pódio da final da 5.ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, nível Secundário e Profissional, da CIM RC ficou completo, no 3.º lugar, com o projecto Plano Total, dos alunos Alcibíades Soares, Carolina Coimbra e Mariana Lopes, sob orientação da professora Sara Rosário, que reinventaram o Plano Duro tradicional, tornando-o integral e dobrável.
Com três tipos de plano numa única estrutura, o projecto dos alunos de Poiares é único, fabricado em carbono, sendo mais ecológico, mais leve e de dimensões mais ajustadas ao espaço dentro de uma ambulância. Agrega numa única peça os três tipos de planos, o que permite a sua utilização de acordo com o espaço disponível na zona de acidente, bem como com a morfologia dos feridos.
José Carlos Alexandrino, vice-presidente da CIM Região de Coimbra e presidente da autarquia de Oliveira do Hospital, elogiou a qualidade dos 18 projectos que participaram na final e o estímulo à inovação e ao empreendedorismo proporcionados pelo Concurso de Ideias de Negócio promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. “São todos vencedores, pois aceitaram o desafio e não desistiram dos vossos sonhos. Estão todos de parabéns”, congratulou-se.
No âmbito do projecto “Promoção do Espírito Empresarial”, a maior CIM do país desenvolve este ano lectivo uma nova edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM